A C. Rolim Engenharia é a primeira construtora cearense a receber o Selo Casa Azul Nível Ouro da Caixa Econômica Federal. A honraria, concedida a projetos habitacionais financiados pelo banco que adotam soluções sustentáveis, foi entregue nesta sexta-feira (28) em reconhecimento ao trabalho realizado no empreendimento residencial Terraços do Bosque. Na ocasião também foi firmado o financiamento da Caixa para a construção do imóvel, localizado no bairro São Gerardo.
A sustentabilidade é um dos pilares da estrutura de negócio da C. Rolim Engenharia, que realiza diversos projetos nesse sentido. “Nós não fizemos nenhum esforço adicional ou que tenha custos adicionais para nos encaixarmos nos critérios do Selo. Portanto foi uma ratificação do nosso procedimento. Nós não tivemos que criar ou refazer nossa maneira de agir, pensar e construir para se adaptar ao selo, apenas o Selo identificou que a maneira como nós efetivamente trabalhamos já merece reconhecimento”, explica Pio Rodrigues Neto, presidente da construtora.
O Selo Casa Azul soma-se a outras certificações que a C. Rolim Engenharia acumula com as ações em prol do meio ambiente realizadas ao longo dos anos. O empreendimento Paço das Águas foi o primeiro residencial do Brasil a receber a certificação LEED for Core&Shell, do U.S Green Building Council e, pelo trabalho conjunto realizado pela construtora, a C. Rolim foi a primeira empresa a receber o certificado Fator Verde Construção, concedido pela Prefeitura de Fortaleza.
Com o Selo Casa Azul, 0,5% da taxa de financiamento da Caixa para o empreendimento é abatida ao ano, o que contribui para a manutenção do ciclo sustentável da C. Rolim Engenharia. É o que explica Pio Rodrigues Neto, ao reforçar que a sustentabilidade é necessária e não é onerosa: “A C. Rolim entende a sustentabilidade não como um modismo, mas como uma tendência inexorável do mundo moderno que o cliente vai cada vez mais cobrar. E como a sustentabilidade é um dos nossos pilares enquanto empresa, esse valor abatido do Selo Casa Azul, em termos financeiros, cobre todas as despesas do ano do nosso compromisso verde com a cidade”.
Desde 2009, o programa Compromisso Verde planta uma árvore a cada metro quadrado de terreno adquirido para edificação das obras e, em comemoração ao aniversário de 40 anos da construtora, em 2017, a C. Rolim Engenharia comprometeu-se a efetuar o plantio de 40.000 árvores nativas do parque às margens do rio Cocó. Onze mil já foram plantadas. Além disso, a C. Rolim Engenharia integra o programa de adoção de espaços verdes da Prefeitura de Fortaleza, e já adotou e revitalizou diversas áreas da cidade.
O que é o Selo Casa Azul
O Selo Casa Azul CAIXA é um instrumento de classificação socioambiental de projetos de empreendimentos habitacionais, que busca reconhecer os empreendimentos que adotam soluções mais eficientes aplicadas à construção, ocupação e manutenção das edificações, objetivando incentivar o uso racional de recursos naturais e a melhoria da qualidade da habitação e de seu entorno. São avaliados critérios dentro de seis categorias, e o nível de gradação varia de acordo com a quantidade de critérios atendidos. As categorias são: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água e Práticas Sociais.
“Para a Caixa Econômica é extremamente importante ter a C. Rolim no portfólio das empresas da construção civil que trabalham com o crédito Caixa, por ser uma empresa de referência no mercado cearense e nacional. Inauguramos agora com a C. Rolim uma nova era em relação a empresas que trabalham com o conceito de sustentabilidade em suas obras, e isso tem um reflexo importante tanto para a empresa como para seus clientes futuros”, celebra George Gress, superintendente da Caixa Econômica.
Sobre o Terraços do Bosque
Com entrega prevista para 2019, o Terraços do Bosque fica localizado em um dos principais corredores de comércio da cidade, próximo à Bezerra de Menezes. Alinhada com o ideal de cuidado com o meio ambiente, a C. Rolim Engenharia trabalha a tecnologia verde no empreendimento, possibilitando, inclusive, mais economia na taxa de condomínio por meio de recursos como os medidores individuais de água e gás, sistema de irrigação automatizada, equipamentos redutores de vazão de água além da construtora trabalhar sob a filosofia Lean Construction (construção enxuta), o que permite reduzir desperdícios durante a execução da obra. O Terraços possui ainda placas de energia solar, instaladas para gerar energia para as áreas comuns do prédio.