Atendendo ao requerimento do deputado federal Cabo Sabino (PR/CE), à Assembleia Legislativa do Ceará sediará, hoje (20), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, às 14h, Encontro Regional, proveniente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara Federal, com o objetivo de discutir a situação dos socioeducadores no Estado do Ceará. O objetivo é apontar alternativas para melhorar as condições de trabalho da categoria. O evento tem o apoio da Associação dos Profissionais da Segurança (APS).
De acordo com Cabo Sabino, as frequentes rebeliões nos centros socioeducativos que, de 2015, para este setembro de 2016, já contabilizam mais de 360, além das fugas em massas que somam mais de 100, e as poucas condições de trabalho, tornam cada vez mais difícil ser agente socioeducador. “Falta estrutura física nas unidades; veículos apropriados para escolta; segurança externa; treinamento e capacitação para os profissionais. Faltam ainda, recursos humanos, porque há uma tendência de precarização do sistema, com contratos temporários e terceirização, sendo que esta atividade é típica de Estado”, destaca o parlamentar.
Segundo o presidente interino da APS, Rafael Lima, o evento é de suma importância para que a sociedade em geral possa conhecer o cotidiano de trabalho desses profissionais. “Hoje temos uma categoria extremamente desmotivada por diversas questões de trabalho que precisa de uma melhor assistência por parte do Governo do Estado do Ceará”, enfatizou Rafael.
Dados do Conselho Nacional de Entidades Representativas de Profissionais do Sistema Socioeducativo apontam que o setor, no Brasil, tem 15 mil trabalhadores, com carga horária de 40 horas semanais e de média salarial de R$ 1,5 mil.
SERVIÇO:
Crise no Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará – Encontro Regional da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal
Dia 20 de setembro, às 14h
Local: Assembleia Legislativa
- postado por Oswaldo Scaliotti