Reunião articulou a integração do programa municipal Cresça com Seu Filho com o programa federal Criança Feliz
O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, coordenaram, nesta segunda-feira (25/10), reunião que articula a integração do programa municipal Cresça com Seu Filho com o programa federal Criança Feliz. O encontro, realizado no Paço Municipal, contou com a presença dos titulares da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, e da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Elpídio Nogueira, da presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel, da vice-presidente da Funci, Márcia Dias, e da coordenadora do Programa Cresça com seu Filho, Evilene Fernandes, além de técnicos das respectivas pastas.
Na ocasião, o Prefeito elogiou o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), conduzido pelo Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza em parceria com SMS, SDHDS, Secretaria Municipal da Educação (SME) e Funci. O Gestor também reforçou a importância da educação dessas crianças. “A Prefeitura de Fortaleza vai atender aos critérios determinados pelo projeto Criança Feliz, do Governo Federal, que propõe a inclusão das famílias beneficiadas pelo bolsa família e vai manter as famílias já atendidas pelo programa Cresça com seu Filho”, declarou Roberto Cláudio.
Como desdobramento da reunião, foi estabelecida a meta inicial de atender 2.700 famílias, com a possibilidade de ampliação do atendimento domiciliar dos programas. “O nosso objetivo é agregar a política municipal pela primeira infância e valorizar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) pela estratégia de saúde da família”, afirma Carol Bezerra.
O Programa Cresça com Seu Filho foi implantado em 2013, pela primeira-dama de Fortaleza, com o objetivo de realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social nas Regionais I, IV e V, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação e da primeira infância (0 a 3 anos), com a estratégia de fortalecer o vínculo e do desenvolvimento dessas crianças por meio de atividades conduzidas pelo ACS junto à mãe, pai ou cuidador durante a visita domiciliar, sob a supervisão semanal do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família.
As parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como a UFC/ Iprede, Universidade de São Paulo (USP), com organizações governamentais e não governamentais, como o Ministério da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como de experiências nacionais exitosas, como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, contribuíram substancialmente para a execução do programa.
O Programa Criança Feliz do Governo Federal prioriza as crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e as até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visita de técnicos que vão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. A união desses dois projetos fortalece as ações do Município voltadas para primeira infância.