Durante o Encontro Intercontinental Sobre a Natureza 2015, que reuniu especialistas ambientais estrangeiros no Centro de Eventos do Ceará, uma carta foi elaborada com base nas discussões e temáticas do evento. O documento foi criado a partir de estudos de engenheiros, geólogos, geógrafos, jornalistas e demais especialistas ambientais com soluções multidisciplinares de preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
A “Carta Fortaleza O2015” define nove pontos que integram políticas públicas voltadas para preparação de emergências climáticas; fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural; educação ambiental escolar e universitária; convivência com os semiáridos integrais e integradoras entre outros pontos.
No evento ficou ratificada a importância das zonas semiáridas para o equilíbrio da Terra, por serem fornecedoras de uma gama de bens e serviços, incluídos a biodiversidade, o sequestro de carbono, a excelência do ambiente para instalação e uso de fontes alternativas de energia – especialmente a energia solar e eólica – recursos hídricos, riqueza cultural, oportunidades de atividades econômicas para populações humanas e animais.
Encontro Intercontinental Sobre a Natureza
O encontro foi promovido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), uma organização não governamental sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Com sede em Fortaleza, a IHAB conta com a colaboração de profissionais multidisciplinares com experiências em organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o cumprimento de sua missão e objetivos.
* postado por Oswaldo Scaliotti