Responsabilidade social e turismo. Esse é um novo conceito que vem sendo trabalhado em vários países do mundo. Aqui no Brasil, algumas empresas já começam a desenvolver projetos que mesclam voluntariado e conhecimento de áreas específicas do país. A Casablanca Turismo é a agência oficial dos projetos sociais da ONG Habitat, que promove turismo sustentável e de base comunitária em localidades no interior do Brasil. A idéia central é realizar atividades de apoio comunitário, ajudando a transformar vidas de famílias de baixa renda nessas regiões.
Muitas atividades podem ser executadas pelos turistas que visitam as comunidades. Uma delas é a “mão na massa” que promove reformas nas casas das famílias, com orientação de profissionais de construção civil. A Habitat organiza a ação social, incluindo atividades pré e pós viagem com os interessados no projeto. Viajantes solidários, estudantes e profissionais de várias áreas podem participar individualmente. Empresas comerciais podem montar grupos para oferecer a experiência para seus colaboradores.
A Habitat é uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de 25 anos no Brasil. Faz parte da rede internacional Habitat For Humanity, que está presente em mais de 70 países. A meta da instituição é executar projetos de habitação popular garantindo moradia para famílias carentes. Com o projeto de turismo de base comunitária já foram beneficiadas mais de 60 mil pessoas com novas moradias.
Localidades que recebem as atividades de turismo social da Habitat:
Comunidade da Bomba do Hemetério
Localizada na periferia de ecife – Pernambuco, onde vivem cerca de 8.500 pessoas. Apesar das condições precárias de vida de sua gente, a comunidade é muito acolhedora e reconhecida pelo turismo gastronômico e pelo maracatu.
Comunidade de Vila Esperança
Fica no meio de uma zona industrial, há poucos quilômetros de salvador – Bahia. Lá moram apenas 200 famílias que convivem diariamente com a falta de estrutura, transporte e escolas.
Passira
Municipio localizado no agreste pernambucano, no semiárido nordestino, onde milhares de famílias vivem sem acesso à água e estrutura sanitária. Mulheres e crianças caminham, todos os dias, por cerca de 2 horas, para pegar água. A comunidade rural sobrevive da agricultura familiar.
Para saber mais informações sobre os projetos sociais da Habitat e Casablanca Turismo acesse o site:
- postado por Oswaldo Scaliotti