Márcia e Ricardo Maciel enxergam a capital cearense como um mercado promissor para começar novos negócios
Após 20 anos trabalhando em grandes indústrias multinacionais do mercado automotivo, os gaúchos Márcia e Ricardo Maciel resolveram investir em um negócio próprio. Em abril deste ano, o casal conheceu a Yes! Cosmetics e, após estudos sobre o mercado de cosméticos e uma visita à sede da empresa, decidiu abrir quatro unidades. “Um amigo ligou para me felicitar pelo meu aniversário e, durante a conversa, comentou que estava analisando a possibilidade de ser um franqueado e nos incentivou a conhecer”, lembra Márcia Maciel.
O primeiro quiosque será inaugurado na próxima quinta-feira (21), no North Shopping Jóquei. O segundo aporta no Shopping Iguatemi com previsão de abertura para o início de outubro. Até o início de novembro, outros dois pontos chegam ao Shopping Paranguaba, sendo um quiosque e uma loja da Yes! Cosmetics.
Naturais do Rio Grande do Sul, Márcia e Ricardo residiam em São Paulo e já haviam morado em sete estados diferentes do Brasil. Sem receio de passar por mais uma mudança, abraçaram a capital cearense como um novo lar, onde enxergam um mercado promissor.
Eles contam que a experiência na indústria automotiva os ajudou a escolher o modelo de negócio que atendesse às suas expectativas. “Dentro das multinacionais, conhecemos bem a visão do franqueador, na qual processos, sistemas e procedimentos são extremamente importantes para o sucesso de um negócio”, explicam. “Encontramos isto na Yes! e ficamos confiantes de que estávamos fazendo o investimento certo”, completam.
Sobre as perspectivas para o futuro, o casal se diz otimista por acreditar no setor de cosméticos, que segue em crescimento e apresenta muitas inovações. “Sabemos que o mercado é quem regula as vendas, mas metas claras e objetivos bem definidos asseguram bons resultados”, avaliam. De acordo com a previsão do casal, o retorno do investimento virá em breve “Se fizermos a lição de casa direitinho, tenho certeza que em menos de 2 anos, já teremos retorno do investimento”, conclui Márcia.
+ Informações sobre o mercado de beleza:
RAIO X DO MERCADO DA BELEZA
Apesar da crise, setor segue em crescimento: aumenta o número de micro e pequenas empresas abertas na área
Mais da metade dos brasileiros (69,4% das mulheres e 61,9% dos homens) acredita que cuidar da beleza não é um luxo, mas sim uma necessidade, revelou a pesquisa “Significado da Beleza: Autoimagem e Consumo”, realizada em 2016 pela Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas e pelo SPC Brasil. Sete em cada dez brasileiros acreditam que a aparência é decisiva para o sucesso profissional.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é atualmente o 4º maior mercado global de produtos do gênero em termos de faturamento, com movimentação de valores na casa dos 102 bilhões de reais – 4,8% a mais do que em 2015. Para este ano, a previsão é de um crescimento entre 5% e 8%.
SETOR DE FRANQUIAS CRESCEU 6,8% NO 2° TRIMESTRE DE 2017, REVELA ABF
“Saques das contas inativas do FGTS também são fator importante para o crescimento do franchising”, diz presidente da ABF
O faturamento do setor de franquias cresceu 6,8% no segundo trimestre de 2017, tendo em comparação o mesmo período do ano passado. O resultado foi informado em coletiva de imprensa realizada na tarde da última quinta-feira (10/8) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ao todo, o franchising faturou R$ 37,6 bilhões no segundo trimestre deste ano. No ano anterior, o montante foi de R$ 35,2 bilhões. Já levando em conta o resultado do setor no primeiro semestre de 2017, o faturamento chegou a R$ 74,4 bilhões. O número é 8% maior que os R$ 68,9 bilhões obtidos no mesmo período em 2016.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o resultado positivo se deve à conjuntura macroeconômica atual brasileira: “Tivemos uma recuperação moderada do consumo das famílias, em especial no varejo. Os saques das contas inativas do FGTS também são outro fator importante para o crescimento do franchising”, diz.
SOBRE A YES!
A Yes! Cosmetics é uma empresa de cosméticos em atuação desde 2000. Começou com o modelo de venda direta, ou seja, através de catálogos e consultores. O ponto de partida foi o sonho de três sócios: Cândido Espinheira, Felipe Espinheira e Ketty de Jesus, com apenas 12 deo colônias e 15 cores de batons. Hoje, são cerca de 300 itens, entre perfumaria, produtos de higiene pessoal, hidratantes corporais, maquiagens e acessórios. Tudo com alta qualidade, inovação constante e preços acessíveis para posicionar a marca como uma referência de moda e estilo.
Em 2010, fechou uma parceria estratégica com a apresentadora Sabrina Sato. Em 2013, o fundador da rede varejista Eletro Shopping, Richard Saunders, entrou na sociedade e a Yes! deu início à expansão de unidades próprias. Em 2016, a Yes! abre sua primeira operação franqueada e hoje já possui 42 unidades franqueadas.
Com um modelo de comercialização inovador, que mistura o varejo à venda direta, está presente em todo o país. Na fabricação de seus produtos, são utilizadas tecnologias de última geração e os processos de produção são submetidos a testes rigorosos de qualidade. Todos os cosméticos possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Anvisa).
- postado por Oswaldo Scaliotti