Soluções criativas, baseadas em conhecimento científico e tecnológico aplicado podem ser aliadas para o uso eficiente da água no meio rural
Fim do período chuvoso no Ceará. As reservas hídricas precisam, mais do que nunca, de atenção e uso consciente. Apesar das chuvas deste ano seguirem a média histórica do Estado, as precipitações foram irregulares e não recarregaram os reservatórios de forma uniforme.
Neste contexto, Fortaleza vai sediar em conjunto três importantes eventos: O Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – CONIRD, que terá 26ª edição sendo realizada pela segunda vez, e após 16 anos, em Fortaleza. O INOVAGRI Internacional Meeting, evento que por si só já é considerado o principal evento do setor no Brasil e o III Simpósio Brasileiro de Salinidade, evento que discutirá temas importantes para o semiárido nordestino. Juntos, esses três eventos comporão o maior encontro técnico-científico focado no tema uso racional da água na agricultura da América Latina. Os três eventos ocorrerão de 02 a 05 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.
Além de pesquisadores nacionais e internacionais renomados, estarão juntos técnicos, estudantes, produtores e empresas públicas e privadas envolvidas com os temas de engenharia da irrigação e drenagem agrícola, manejo de irrigação, salinidade e recursos hídricos. É a oportunidade para que as boas estratégias e experiências de utilização racional da água ajudem no enfrentamento da escassez hídrica.
A programação será diversificada e contará com diversas mesas redondas, além de cursos rápidos e apresentações de trabalhos científicos.
Entre os assuntos discutidos, podemos destacar tecnologias de manejo para o uso de águas salobras e de qualidade inferior na produção vegetal, tecnologias aplicadas à irrigação, como softwares, drones e sensores e sustentabilidade da agricultura irrigada no semiárido brasileiro.
Um dos coordenadores desta edição do CONIRD em Fortaleza é Renato Sílvio da Frota Ribeiro, chefe do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC. Engenheiro agrônomo e doutor em Engenharia de Biossistemas pela Universidade do Tennessee, ele realiza pesquisas com ênfase na conservação ambiental rural, por meio de automação e controle de sistemas de irrigação, inteligência artificial aplicada e sensores.
Segundo Renato Silvio Frota, o Ceará tem culturas irrigadas desde o século passado. Tudo começou com a irrigação de culturas como a cana de açúcar. No anos 70, a irrigação de milho, feijão e arroz em Morada Nova fez surgir uma luz no fim do túnel para famílias que sofriam as consequências dos longos períodos de estiagem. Com o passar do tempo, a aplicação de boas práticas de irrigação deu cara nova a regiões como o Baixo Acaraú e ao Tabuleiro de Russas.
Com os investimentos em boa gestão da água, construção de canais de irrigação e tecnologia foi possível ver o Estado se destacando em exportações de frutas e flores, as chamadas culturas exóticas.
Para Renato Silvio, a grande oportunidade do evento é conseguir discutir novas estratégias de gestão da água para os próximos anos. “Com pouca água o agricultor se vê obrigado a consumir racionalmente este bem tão precioso.” Renato Silvio ressalta ainda que o governo precisa ter noção das práticas mundiais de gestão das bacias hidrográficas. Os estudantes precisam ter consciência da tecnologia aplicada e ser multiplicadores dessas ideias. Só unindo estes três pilares é possível garantir que não teremos um colapso de água. “Não estamos falando em estádios de futebol, estamos falando de uma necessidade primária. Todos precisam se mexer. E só a partir desta partilha de boas e estratégias promovida pelo INOVAGRI, que agrega os maiores e melhores estudiosos em gestão da água, podemos avançar em boas estratégias para um futuro seguro”, conclui o professor.
Os eventos serão uma realização das seguintes instituições: Instituto INOVAGRI, Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID, Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP.
SERVIÇO:
Inscrições para o INOVAGRI:
http://www.inovagri.org.br/meeting/
Público: acadêmicos, estudiosos e empresários do setor agrícola.
INOVAGRI: Maior evento técnico científico sobre Irrigação da América Latina acontece de 2 a 5 de Outubro no Centro de Eventos.
Telefone para inscrições: 85 3268.1597
- postado por Oswaldo Scaliotti