Hoje, dia 8 de abril, a cearense Rijarda Giandini lança, em Portugal, o Livro “Viver e Amar Lisboa”. A obra que já está disponível nas livrarias do Brasil retrata a cidade portuguesa de clima agradável, os bons programas culturais, os custos acessíveis, já que Lisboa é um dos destinos turísticos mais desejados, atualmente. Além de ser bastante procurada por brasileiros para estudos.
“A ideia do livro nasceu com a minha tese de doutorado. O primeiro impacto com a cidade de Lisboa foi muito salutar e agradável. Os encontros com os professore da Universidade, os muitos parques verdes, os monumentos, e, principalmente os preços da alimentação, chamaram à atenção para uma realidade que, de certo modo, contrastava com a brasileira. E pensei que gostaria de falar para as pessoas sobre esta cidade, que tem algo de fascinante e é uma boa alternativa para estudo e para a prática de um turismo não convencional, de apreensão da cidade no que ela tem de mais genuíno” explica Rijarda.
A obra está dividida em dois capítulos. O primeiro é o “Viver Lisboa” onde a escritora relata e apresenta alguns caminhos para se viver bem na cidade. “Por exemplo: faz-se uma boa economia sabendo comprar e diversificar os supermercados. Qual o melhor período para comprar roupas? Onde comer fora? A questão dos estudos para as crianças? A saúde, a cultura, enfim, em linguagem literária”, afirma Rijarda. Ela ressalta que a obra não é um guia tradicional, mas um livro se apresenta os caminhos, ou seus indícios, para se viver em Lisboa. Já o segundo capítulo é o Amar Lisboa, onde a autora percorre uma Lisboa margeada pelo Rio Tejo e diversos bairros e vai buscando memórias urbanas, monumentos, pessoas, praças. Ela conta que foje do clássico programa turístico e estabelece um caminho pessoal, único de vivenciar, com todos os sentidos, os becos, as travessas, as ruas.
“Viver e Amar Lisboa” é uma publicação da editora chiado. O livro também aborda questões sensíveis como a intolerância com o estrangeiro, o abandono urbano, o acordo ortográfico, o modo de ser do português.
Sobre a autora
Rijarda Giandini é historiadora e internacionalista, mora em Restelo, em Lisboa, desde 2014, para um doutorado em História Contemporânea. É diretora do Instituto Cidade, em Fortaleza, e membro do Conselho da Camera Commércio Italo-Brasiliana.
- postado por Oswaldo Scaliotti