A cearense Star Capital está investindo na recarga de veículos elétricos no Ceará, por meio da Urb Eletric. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o avanço dos automóveis movidos a energia limpa, a companhia quer entregar até o ano de 2023 cerca de 200 pontos de recarga no Estado. 80 deles apenas em Fortaleza.
Para abastecer as estações, a Urb conta com energia produzida de parques solares do grupo Star instalados em Cascavel e Mombaça, no Interior.
“Temos como objetivo criar um verdadeiro hub de carregamento de automóveis elétricos no Nordeste. Começaremos pelo Ceará e depois vamos expandir para outras regiões”, detalha o sócio-diretor da Urb Eletric e do Grupo Star Capital, Gabriel Joca. Além do Nordeste, a ideia é ampliar para Belém e Manaus, capitais do Norte.
A aposta no segmento de recarga vai em linha com o que pensam as montadoras de automóveis.
“Com a poluição mundial, as grandes indústrias estão se obrigando a criar soluções relacionadas ao clima. É o caso da BYD, Renault, GM entre outras. A médio e longo prazo, instalaremos eletropostos para atender a crescente demanda de recarga nas cidades e também nas rodovias”, explica o empresário.
Para ele, os carros elétricos já são uma realidade no Ceará. “Já em setembro o Estado recebe sua primeira concessionária com veículos 100% elétricos, fora outras marcas que apostam nos híbridos como a Jeep, a Volvo, etc”, complementa. “Temos hoje 7 terminais de recarga no Shopping Iguatemi, além de mais 57 carregadores em estoque para instalar neste ano no Ceará”, finaliza o sócio-diretor da Urb Eletric.
A Star Capital
Fundada pelos jovens Victor Bayma e Gabriel Joca no ano de 2014, a Star Capital registrou em 2020 um crescimento de 48%. Mesmo na pandemia, ampliou o leque de clientes fora da Grande Fortaleza.
Muitos estão localizados em Recife, Salvador, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de municípios cearenses como Sobral, Juazeiro do Norte e Morada Nova.
A companhia trabalha com produtos que atingem públicos do menor ao maior poder aquisitivo, de energias renováveis à construção civil.