No dia 26 de maio, o Ministério da Saúde celebra o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, uma doença nos olhos que pode levar à cegueira. No Ceará, estima-se que existam de 100 a 150 mil pessoas com Glaucoma. E 50% dos glaucomatosos desconhecem ser portadores da doença. Caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, o glaucoma é uma doença silenciosa e, segundo especialistas, 80% dos pacientes não sentem nada. Uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. Porém, se não for tratado a tempo, pode provocar cegueira. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhores as chances do paciente não perder a visão. O Glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível.
Dados de 2015 apontam que foram registrados 2,2 milhões de atendimentos somente pelo SUS em todo o país, entre exames, consultas e cirurgias, sendo 47% a mais que em 2012, quando foram registrados 1,5 milhão de atendimentos. Estima-se que entre 2% e 3% da população brasileira acima de 50 anos possam ter o glaucoma, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas.
INSTITUTO OLHAR REALIZA O VII ENCONTRO DE PORTADORES DE GLAUCOMA
No próximo dia 3, de 8h às 12h, o Instituto Olhar, em parceria com a Rede Bioclinica realiza o VII Encontro de Portadores de Glaucoma. O evento vai acontecer no Ginásio da Parangaba, em Fortaleza. O público presente terá a oportunidade de realizar diversos testes, como Glaucoma, Catarata e Retinopatia Diabética. Paralelo aos testes, os participantes irão assistir palestras, conversar com médicos especialistas, realizar avaliações e várias outras atividades voltadas para o bem-estar.
- postado por Oswaldo Scaliotti