Nesta segunda-feira (14), a Faculdade Senac Ceará realiza a aula inaugural da sua primeira turma do curso de Gestão Comercial com palestra do economista e Mestre em Administração de Pequenas e Médias Empresas, Lauro Chaves, abordando o tema Cenários Econômicos e seus Impactos na Gestão Comercial. A aula é para alunos e convidados.
A partir de uma análise da economia brasileira em 2021 e 2022, o economista pontua os principais fatores que influenciaram o cenário atual e quais os caminhos possíveis para que os gestores comerciais administrem seus negócios ou empresas em que atuam. “Dessa forma, os futuros alunos da faculdade vão atentar como a observação da economia impacta diretamente em suas atividades e como os conhecimentos na área são necessários para o sucesso de sua atuação profissional e da sustentabilidade das empresas”, explica Chaves.
“É com muita satisfação que iniciamos as aulas da Faculdade Senac Ceará. Mais um marco relevante do Sistema Fecomércio, agora com abrangência no Ensino Superior presencial, inaugurando sua oferta ao público interessado com a entrega do curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, autorizado com nota máxima no MEC. Para os próximos semestres, estão previstos cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde e Gastronomia, tanto na Graduação como na Pós-graduação. Uma conquista da sociedade cearense”, comemora o diretor da faculdade, Prof. Luís Antônio Rabelo.
Sobre o palestrante – Lauro Chaves é economista, Mestre em Administração de Pequenas e Médias Empresas com especialização em Finanças na Fundação Getúlio Vargas (SP) e Doutor em Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial pela Universidade de Barcelona, Espanha. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de Estratégia e Finanças, com atuação em diversos Estados como Ceará, Maranhão, Piauí, Espírito Santo e São Paulo. Participou da elaboração de Planos Diretores em diversos municípios no Estado, sendo responsável pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável.
Traz no currículo, a experiência como consultor do Ministério da Educação na Avaliação Institucional de Instituições de Nível Superior e, no âmbito corporativo, já atendeu clientes como Banco Mundial, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, empresas privadas, Prefeituras Municipais, Governo do Estado, além de participar de programas como Sebrae Mais para empresas avançadas (Gestão Financeira/GF, Estratégias Empresariais e Ferramentas de Gestão Avançada/FGA), além do Programa de Desenvolvimento Empresarial CNI/HSM/IEL, entre outros. Atua ainda como professor de Graduação e Pós-graduação, com passagem por diversas universidades e faculdades.