Fortaleza receberá, em 2016, um grande centro comercial de moda popular para potencializar o promissor pólo de confecções do Estado. O Centro Fashion, que ficará nas imediações do Centro de Fortaleza, tem 50% de execução da fundação da obra e tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2016. Fruto da parceria entre o Grupo Marquise e Construtora Preferencial, o equipamento conta com investimento de R$ 100 milhões e promete fomentar o turismo de compras na capital e gerar cerca de 7,5 mil empregos no início do funcionamento.
Para garantir a celeridade da obra, foi escolhido o processo construtivo de pré-moldados. “Além da rapidez na execução, temos uma obra limpa, gerando menos resíduos e evitando transtornos à população do entorno; e com esse modelo também temos uma uniformidade melhor do conjunto da obra. Ao todo serão 49 mil m² de área pré-moldada”, explica Philomeno Gomes Neto, diretor do Centro Fashion.
Também está sendo desenvolvido um projeto de armazenamento e geração de energia solar, onde serão instaladas placas na cobertura do edifício para a captação dos raios solares. A medida, além de contribuir com o meio ambiente, tornará o empreendimento autossuficiente para produção de energia elétrica, podendo inclusive vender energia nos dias em que não funcionar. Ainda nesta linha será implantando um projeto audacioso para reuso da água. “A economia de energia elétrica e a preservação da água são temas que norteiam muitos debates no mundo inteiro. Nós do Centro Fashion temos grande preocupação com o meio ambiente e vamos investir nessas ações sustentáveis”, afirma André Pontes, diretor do Centro Fashion.
Além de manter as paredes existentes da fábrica de redes que funcionava no local, os empreendedores farão a coberta metálica tipo Shed, também em alusão à antiga arquitetura. O projeto arquitetônico é de Ricardo Muratori.
Fortalecendo a feira
Conhecendo o potencial de pequenos empreendedores do setor da moda, o Centro Fashion é também uma ferramenta que visa impulsionar os negócios de ambulantes e feirantes, especialmente os que trabalham na tradicional Feira da José Avelino, que constantemente sofrem com os problemas inerentes à rua – como insegurança, chuva, desconforto, entre outros problemas. “Queremos fortalecer a feira da madrugada e potencializar o pólo de confecções do Ceará, que antes era tão forte. Temos espaço e estrutura para receber esse público”, finaliza André Pontes.
PERFIL CENTRO FASHION
Local – Avenida Philomeno Gomes, nas imediações do Centro
Área do terreno – 30 mil m²
Área construída – 70 mil m²
Investimento – 100 milhões
Empregos – 7,5 mil iniciais, quando em funcionamento
Boxes – 6500
Lojas – 300
Estacionamento – 130 vagas exclusivas de ônibus, além de vagas para carros, motos e bicicletas
Pavimentos – térreo mais 2 pavimentos e um subsolo
Mais informações: www.centrofashion.com.br
- postado por Oswaldo Scaliotti