A companhia, que ajuda mais de duzentas ONGs com mentoria voluntária em gestão de recursos e processos, lança uma campanha para que as pessoas ajudem na solução dos problemas sociais
Transformar a indignação em ação. Ir além de reclamar nas redes sociais e partir para uma ação concreta que ajude a construir um legado positivo para a sociedade. A nova campanha institucional da Cervejaria Ambev criada pela CP+B Brasil reconhece o poder transformador das ONGs e convoca as pessoas a agirem. A companhia lançou há dois anos o Programa VOA, que ajuda as organizações a aumentarem o seu impacto positivo em diferentes comunidades a partir da mentoria em gestão que executivos e executivas da companhia fazem para ONGs de todo o Brasil.
Ainda que no Brasil 7,2 milhões de pessoas tenham feito algum tipo de trabalho voluntário no ano passado, a Ambev entende que isso pode ser muito maior e transformacional. A cultura de voluntariado é capaz de proporcionar trocas e experiências para os dois lados – ONGs e voluntários. Que o digam as mais de 5 milhões de pessoas beneficiadas direta e indiretamente pelas ONGs do VOA em 2018 e os quase 300 voluntários da cervejaria que, hoje, podem viver o dia-a-dia de trabalho com tantos aprendizados oferecidos pelas organizações.
“Aqui na Cervejaria Ambev, a gente enxerga o poder de transformação das ONGs. Por isso, mais do que compartilhar nossos conhecimentos em gestão, estamos também buscando novos voluntários em todo o Brasil para apoiarem as organizações e defenderem as causas com que se identifiquem. Assim, todo mundo vai ser parte da mudança que quer ver. Da nossa inquietude nasceu o VOA e queremos que outros indignados também passem a agir em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social da Cervejaria Ambev.
Aqueles que quiserem se juntar à Ambev no voluntariado em ONGs por todo o Brasil, devem acessar o site para encontrar uma vaga e se aplicar. A partir daí, é só usar a indignação para ajudar a construir um mundo melhor.
A campanha quer chamar a atenção do público para a realidade vivida por todos e convidar a sociedade a agir por um mundo melhor. Na segunda (07/10), no “Donos da Bola” da emissora Bandeirantes, o Craque Neto abandonou o programa ao vivo e deixou de participar do terceiro bloco, causando surpresa em colegas de estúdio e telespectadores. Neto falou ao vivo que estava indignado com o que anda presenciado no mundo e que não aguentava mais ver a falta de oportunidades na sociedade, o apresentador saiu de cena sem mais explicações. Mas, ontem, de volta ao estúdio, contou para o público o real motivo do sumiço: pegou sua indignação e transformou em ação. Foi conhecer um projeto do Programa VOA”.
Para conhecer a campanha na íntegra e saber mais sobre as ONGs do programa, basta acessar o link. O filme da campanha será veiculado em TV aberta e nas mídias sociais do programa, além de contar com o apoio de alguns influenciadores digitais para ampliarem o alcance da ação.
Sobre o VOA
O VOA é o programa criado pela Cervejaria Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a companhia capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários. Todas as aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da cervejaria que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores. Em 2018, primeiro ano do programa, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa e somam-se mais de 270 voluntários participando do programa.