Ceará ganha nova cervejaria. A cigana Bold Brewing inicia operações com o lançamento nacional de duas cervejas já premiadas em concursos. Vendas em Fortaleza foram iniciadas na última quinta-feira (24)
Definitivamente, as cervejas artesanais vieram para ficar. A cada dia, novos apreciadores são conquistados por sabores marcantes e uma grande variedade de estilos. Cervejas artesanais ganham cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas. O reconhecimento da qualidade dos produtos e o interesse crescente dos consumidores têm, inclusive, despertado a atenção de grandes grupos. O resultado disso foram algumas aquisições, entre elas a compra da Colorado e da Wäls pela Ambev e das cervejarias Eisenbahn, Baden Baden e Devassa pela então Schincariol, por exemplo.
Mesmo no período de crise da economia nacional e apesar da queda do consumo de cerveja no Brasil, nos últimos 3 anos, o segmento artesanal seguiu com crescimento. Pesquisa da Nielsen Holdings, empresa britânica de pesquisas e informações, aponta que a queda das vendas totais de cerveja no Brasil foram compensadas pelo aumento do faturamento, em virtude de um maior consumo das cervejas artesanais e premium, que têm maior valor agregado. Com o amadurecimento do setor, o número de fabricantes, marcas e rótulos de cervejas artesanais se multiplicou e novas oportunidades no setor foram criadas.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), houve um crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no Brasil, que encerrou o ano passado com 679 empresas licenciadas e 8,9 mil produtos registrados.
Mais de 80% das cervejarias artesanais estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, mas já há estabelecimentos espalhados em quase todo o País. De acordo com informações da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), o eixo Sul-Sudeste concentra o maior número de empresas: Rio Grande do Sul com 142; São Paulo com 124, Minas Gerais com 87, Santa Catarina com 78 e Paraná com 67. No Nordeste, Pernambuco se destaca, atualmente com cerca de 25 microcervejarias associadas, de acordo com a Apecerva – Associação Pernambucana de Cerveja Artesanal. Esses dados não incluem as cervejarias ciganas, o que sugere que a representatividade do setor é ainda maior.
Criado pelo dinamarquês Mikkel Borg Bjergsø, da Mikkeller, o termo “cigano” designa negócios constituídos formalmente, mas que não dispõem de estrutura de produção e, por isso, utilizam o parque fabril de terceiros. Trata-se de uma nova modalidade de negócio que tem crescido por reduzir os custos para os produtores que se associam e por garantir aos consumidores finais, sempre ávidos por novidades, uma variedade cada vez maior de novos rótulos. A Abracerva estima que existam pelo menos 2 mil cervejarias ciganas no país e que o ritmo de expansão desse nicho deve seguir crescendo entre 30% e 40% em 2018. Com a entrada das microcervejarias no Simples Nacional e a consequente redução da carga tributária sobre a produção de cervejas, gera-se ainda uma expectativa de que as ciganas possam adquirir sua própria estrutura e expandir sua capacidade produtiva, o que consequentemente geraria novos postos de trabalho no setor.
Embora ainda esteja amadurecendo, o mercado fortalezense de cervejas artesanais vem acompanhando o ritmo de crescimento do mercado nacional. Contando com pelo menos cinco microcervejarias no estado, o Ceará agora começa a entrar também no mapa das cervejarias ciganas, o que favorece o consumidor, com um maior leque de opções de rótulos, e impulsiona o mercado.
Nos últimos dias, Fortaleza ganhou mais uma cervejaria cigana. Com lançamento dos rótulos Vermont Juicy IPA e Psychedelic Weisse, a Bold Brewing, do premiado cervejeiro Rodrigo Campos, se lança no mercado. As receitas foram feitas na renomada cervejaria Dádiva, localizada em Várzea Paulista. O lançamento nacional da marca aconteceu em São Paulo, no dia 10 de maio. Em Fortaleza, as cervejas já podem ser encontradas em chope e lata de 473ml, nos pontos Hey Ho Beer Pub, Mestre Cervejeiro, Owl Beer Pub, Zé Restô Bar, \Bru\, Alpendre, Meat N’ Beer, Taproom da 5Elementos e Nordeste Beer.