O Chefe de Pesquisa da Morphus Labs, Renato Marinho, faz palestra no SANSFIRE no dia 17 próximo em Washington, EUA. No evento, que vai até 21 de julho, o pesquisador do Morphus Labs fala que como descobriu uma botnet P2P composta essencialmente por dispositivos IoT (Internet das coisas) espalhados por 178 países e pronta para a atacar. Serão apresentados os detalhes técnicos da análise do protocolo de comunicação entre os dispositivos comprometidos (bots) e de como foi possível inserir nós falsos na rede para coletar dados da campanha maliciosa e as técnicas utilizadas.
Em tempos, uma botnet é uma rede formada por computadores infectados utilizada por cibercriminosos para a realização de ataques em massa (DDoS), envio de SPAMs, mineração de Bitcoins, dentre outros.
O chefe de pesquisa do Morphus Labs é o primeiro brasileiro com atuação no Brasil convidado a ser Incident Handler da SANS – a mais respeitada autoridade em conteúdo de cibersegurança do mundo. Um Handler é aquele pesquisador com histórico intelectual confiável para prover o mundo de novidades e tendências a respeito do segmento.