Deste total, 668 protetores de acetato serão entregues nos dias 4 e 5/6, para os profissionais de saúde das cidades de Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Jaguaruana, Baraúnas e Madalena.
A união de empresa, entidades e voluntários fazem a diferença em tempos de combate ao coronavírus. A Cimento Apodi e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) firmaram parceria para realizar a doação de 2.025 protetores faciais de acetato – que estão sendo produzidos nos campus do IFCE em Tabuleiro do Norte e em Fortaleza, e na Universidade Federal do Ceará em Russas. Desse total, 668 protetores foram entregues por representantes da Apodi e IFCE nos dias 4 e 5/6, para as secretarias de saúde das cidades de Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Jaguaruana, Baraúnas e Madalena.
A produção dos protetores faciais – um importante equipamento de proteção individual utilizado para evitar que gotículas ou secreções respinguem no rosto do profissional de saúde – só foi possível graças a doação de quatro bobinas de acetato pela Cimento Apodi e à participação de voluntários nos campi do IFCE e UFC. Três bobinas são destinadas à produção de protetores 100% acetato. O restante está indo para corte e uso em protetores com suporte fabricado em impressora 3D.
“É importante que empresas e instituições, como a Apodi e o IFCE, continuem tomando iniciativas que possam colaborar na luta contra o Covid-19. Agradecemos também à disponibilidade das equipes do Instituto em fazer parte desta corrente do bem. Acreditamos que, unidos, teremos mais força para incentivar a coragem para enfrentar situações desafiantes como esta que vivenciamos”, avalia o gerente da unidade da Cimento Apodi em Quixeré/CE, Marco Aurélio.
O diretor-geral do IFCE campus Tabuleiro do Norte, professor Sildemberny Souza, avalia que, ao encarar o desafio da fabricação dos face Shields, o IFCE mostra que está sintonizado com as demandas da sociedade mesmo num período tão atípico.
“Observamos que nossa missão institucional pode ser desempenhada mesmo em meio a uma pandemia, ao utilizar nosso capital humano e laboratorial de vários campi do IFCE. Fica o sentimento de alegria e um grande orgulho, ao participar de um onda de colaboração de servidores e alunos do IFCE, além de apoiadores como a Cimento Apodi, ao contribuir com a proteção de milhares de profissionais que estão na linha de frente no combate ao COVID-19”, avalia o diretor.
Mobilização
Além da doação desses 668 protetores faciais, mais 1.357 protetores faciais foram produzidos e doados de março a maio para secretarias e instituições dos municípios de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Jaguaruana, Russas, Morada Nova, Alto Santo, Banabuiú, Ererê, Iracema, Palhano, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe, Itaiçaba e Fortaleza. Também foram fornecidos equipamentos para os municípios de Mossoró e de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, segundo o IFCE Tabuleiro do Norte.
Máscaras
No fim de abril, a Cimento Apodi realizou doações de 1856 máscaras de tecido para moradores das comunidades do entorno da sua fábrica em Quixeré, nas localidades do Bom Sucesso, Ubaía, Maxixe Baixa do Félix e Serra do Vieira; além da entrega de 300 máscaras de acetato para as prefeituras de Russas, Quixeré e Limoeiro do Norte (destinadas para os profissionais do serviço de saúde dos três municípios).
Também foram doadas 25 mil máscaras de TNT para as prefeituras de Russas, Quixeré, Morada Nova e Limoeiro do Norte, a serem disponibilizadas para o serviço de saúde das respectivas cidades e que darão apoio aos agentes da linha de frente do combate à Covid-19 que atuam em comunidades vulneráveis.
As doações contaram com a parceria de empresas e entidades como a Scatec Solar, FIEC/SENAI, Associação de Moradores do Bom Sucesso, Coopershoes e Prefeituras de Quixeré, Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.