Representantes da Associação Comunitária do Bolso, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, da Cimento Apodi e moradores do entorno da fábrica da empresa, no Pecém/CE, participaram da primeira reunião do Comitê Empresa-Comunidade realizada pela empresa no dia 29 de junho, com discussão de assuntos de interesse da comunidade
A Apodi já realiza desde 2018 um comitê em Quixeré, como forma de entender as demandas das comunidades do entorno da unidade e ajudá-los na busca de soluções em parceria com o poder público – e buscando contribuir, principalmente, para o desenvolvimento local.
“Uma das premissas para iniciar o comitê em uma determinada localidade é a realização de um diagnóstico que ajude o comitê na definição de ações assertivas, de acordo com a realidade das comunidades. No caso da comunidade do Bolso, a Cimento Apodi contou com a parceria da CSP, que disponibilizou uma pesquisa realizada nesta comunidade em 2021. Com base nos dados do diagnóstico, a Apodi propôs ao comitê que o foco principal seja a elevação da escolaridade da população, principalmente dos adultos de 30 aos 50 anos, faixa etária em que a baixa escolaridade compromete a busca por melhorias dos indicadores de empregabilidade”, salienta a especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi, Cybelle Borges.
Projeto Construindo o Saber
Para a execução dessa proposta educacional na comunidade, a Apodi realiza o Projeto “Construindo o Saber” desde 2018, com diplomação de cerca de 250 pessoas em parceria com o SESI/CE, por meio da metodologia “Reconhecimento de Saberes” aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).
Na região do Pecém, a primeira turma do Projeto foi formada no fim do ano passado e, hoje, estão em processo de formação cerca de 50 pessoas, envolvendo comunidade, colabores e terceirizados da Apodi.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.