Depois de quatro meses de coleta, o óleo que poderia ter destinos incertos foi usado para a fabricação de cimento, evitando ainda mais estragos ao meio ambiente
As manchas de óleo que surgiram em centenas de pontos do litoral nordestino e em Estados do Sudeste no segundo semestre do ano passado e, voltaram a aparecer esse mês de janeiro no litoral cearense, causaram um desastre ecológico com a morte de diversos animais marinhos. Entre tantas consequências negativas do vazamento do óleo nos mares do Brasil, a boa notícia é que no Ceará 18,4 toneladas coletadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) foram enviadas para a fábrica da Apodi, em Quixeré, e transformadas em combustível alternativo para a fabricação de cimento, em uma importante ação de responsabilidade social.
Segundo o Diretor Industrial da Cimento Apodi, João Butkus, a melhor forma de evitar que o resíduo de petróleo vá parar nos lixões é transformá-lo em energia para indústrias, como já está sendo feito em alguns estados. “Aqui no Ceará, a Apodi já recebeu mais de 18 toneladas de resíduos contaminados com óleo (areia, madeira e outras itens misturadas ao petróleo) e transformou em combustível alternativo para a produção do cimento”, afirma. O diretor explica que a Apodi possui uma instalação licenciada pelos órgãos ambientais para coprocessamento de resíduos que são usados como combustíveis alternativos em todo o sistema, substituindo os combustíveis fosseis tradicionais.
Responsabilidade Social X Sustentabilidade
A Cimento Apodi, por meio dessa ação, fortalece ainda mais sua política de responsabilidade social e sustentabilidade. O diretor industrial, João Butkus, ressalta que, além do petróleo, outros produtos que poderiam degradar o meio ambiente, se descartados de forma incorreta, já são utilizados como combustível alternativo na fábrica, como pneus picados, biomassas, restos de borrachas, solventes e lodos. “Fazemos uma mistura de vários materiais para termos um produto homogêneo, com qualidade e parâmetros controlados, que são alimentados por equipamentos de última geração”, explica.
A Apodi é uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade do planeta, planejando e agindo de forma responsável. Todas as ações da Companhia são desenvolvidas e pensadas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Quando nos deparamos com um desastre ecológico como esse, imediatamente precisamos pensar em soluções sustentáveis. Portanto, não poderíamos agir diferente diante desse cenário de vazamento de óleo no litoral nordestino. Nós que pertencemos ao setor industrial, além de evitar atitudes que possam degradar o meio ambiente, temos obrigação de planejar ações sustentáveis para contribuir com um planeta mais saudável”, destaca João Butkus.