Durantes as partidas, serão realizadas ações com os jogadores e torcedores dos clubes (Foto: Diário do Nordeste / Camila Lima)
O Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club se uniram à Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – para divulgação da Doe de Coração, campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos no Ceará. Nas partidas que acontecerão nos dias 27 e 29 de setembro, na Arena Castelão, serão realizadas ações com os jogadores dos clubes e sócio-torcedores.
No jogo entre Ceará e Brusque, na sexta-feira (27), às 19h, os jogadores entrarão em campo com a camisa da Doe e irão tirar uma foto com a faixa da campanha. Serão realizadas também ações durante o jogo com os sócios torcedores. O confronto será transmitido pelo canal SporTV.
Na partida entre Fortaleza e Cuiabá, no domingo (29), às 16h, os jogadores também vão entrar no gramado com a camisa da campanha e tirarão foto com a faixa. Além disso, serão realizadas ações com os sócios torcedores como sorteio, canhão que dispara blusa, etc. O jogo terá transmissão ao vivo pela TV Globo.
Doe de Coração
A campanha Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, teve a primeira edição em 2003 e desde então vem contribuindo para estimular a doação de órgãos e tecidos no Ceará, uma vez que uma maior compreensão sobre a importância desse ato de amor e solidariedade reflete nos números de transplantes. Para se ter uma ideia, em apenas duas décadas, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o número de transplantes realizados no Estado aumentou em 410%.
A iniciativa é realizada anualmente e, durante todo o mês de setembro, são promovidas diversas atividades em espaços públicos e de hospitais e instituições parceiras, além de ampla divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Professores e alunos das Ligas Acadêmicas de Saúde da Unifor participam das ações sociais, contribuindo para diminuir a espera daqueles que se encontram nas filas à espera de doação de órgãos.