Coaching é usado por profissionais e pessoas que buscam melhorar o desempenho, e ter resultados mais satisfatórios. Essa modalidade, possui várias técnicas que podem ajudar o indivíduo em todas as áreas de sua vida, como na busca de um novo emprego por exemplo.
Ser chamado para uma entrevista de emprego, significa que a primeira fase foi vencida, a“triagem dos currículos”. Além de um currículo bem elaborado, o que chama também atenção de um recrutador durante a seleção, é a postura, e o desempenho do candidato.
A entrevista é um momento muito importante na vida de quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho. Devido ansiedade, insegurança, timidez, ou instabilidade emocional, alguns não conseguem se destacar no processo seletivo, seja essa etapa de forma individual ou coletiva.
O conhecimento e técnicas em Coaching, podem ajudar algumas pessoas a vencerem a barreira do nervosismo, e conquistar a tão sonhada oportunidade de trabalho.
Marcos Tito, diretor do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching em Fortaleza traz algumas dicas para esse momento decisivo:
Como vencer a timidez em uma seleção coletiva?
Uma demanda importantíssima a ser suprida nessa situação é estar confiante. Para isso é importante conhecer a empresa e seus serviços. Estude bem a empresa antes da entrevista, o que ela faz, quanto tempo tem no mercado, isso ajudará a estar mais tranquilo e confiante.
Já no aspecto comportamental, procure acompanhar o entrevistador em seu comportamento e maneira de agir. Se ele é mais sério, seja também. Se ele é mais brincalhão, seja descontraído. E até em gestos comportamentais. Se ele cruza a perna, sinta-se à vontade em repetir o gesto. Procure reproduzir palavras usadas pelo entrevistador, na sua fala. Isso faz com que haja uma empatia de ambas as partes e o processo fica mais fácil.
Autoconhecimento, saber falar dos pontos negativos e positivos
Fale bem de talentos que você tem, que podem fazer a diferença na função. Também seja transparente em falar de pontos de melhoria que você tem consciência, e mostre que pretende fazer algo especifico para alavancar esse ponto em desenvolvimento.
A famosa pergunta – por que você quer trabalhar aqui?
Essa é uma pergunta corriqueira em processo seletivo, mas algumas pessoas não conseguem se sair bem. Evite respostas prontas tipo; por conta do plano de carreira da empresa; salário atrativo.
A dica é falar que, como profissional você pretende colocar seus conhecimentos em prática, esse é o momento de falar positivamente de sua qualificação, citar exemplo de como você vai ajudar a empresa. Por isso a necessidade de conhecer bem a empresa que pretende trabalhar.
Treine suas respostas
E muito comum no início da conversa, o recrutador pedir ao candidato que fale um pouco de sua trajetória profissional e pessoal. Então, antes de sair treine seu argumento em voz alta, fale de suas conquistas e realizações, assim quando chegar o momento, você vai conseguir uma melhor conexão em suas respostas, e evita o temido “ me deu um branco”.
Postura
Sentar-se corretamente pode parecer uma bobagem, mas algumas pessoas ficam tão à vontade, que parece que estão se preparando para assistir TV, isso acontece principalmente em seleção coletiva. Não ficar com a mão no queixo apoiado na cadeira enquanto o entrevistador fala. Postura reta, e cabeça erguida observando o recrutador. Evite conversas paralelas, caso seja uma seleção coletiva.
Não chegar atrasado
Essa dica é básica, mas infelizmente ainda acontece de pessoas chegarem atrasadas em processo seletivo. Se necessário saia com duas horas de antecedência, o recrutador não vai querer saber os motivos do atraso.
* postado por Oswaldo Scaliotti