A Campanha pela Hospitalidade é uma iniciativa da Rede Jesuíta com migrantes e se compromete em difundir a cultura de aceitação nas sociedades latino-americanas, particularmente com os migrantes detidos, refugiados ou deslocados.
Neste contexto, a campanha convidou todas as obras da Companhia de Jesus para fazer parte desta iniciativa e ecoar muitas situações de mobilidade forçada a ter lugar em nosso continente, para isso o apelo é colocar as pessoas em primeiro lugar, reconhecendo sua dignidade e suprir as suas necessidades em conformidade com os direitos humanos e os acordos internacionais em matéria de refugiados e as pessoas deslocadas. Nossa região está passando por profundas mudanças sociais e políticas que reconfiguram as causas do deslocamento forçado e requerem uma atenção renovada e ação.
Na manhã desta segunda-feira (9), o padre Agnaldo, acompanhando de um casal venezuelano, esteve no Colégio Santo Inácio apresentando a situação do casal e o grupo realizará algumas atividades com os alunos. Na terça-feira, 10, eles falarão aos alunos do Ensino Fundamaental e Médio, sobre a importância da acolhida, apoio e respeito às diferenças neste contexto.
Segundo a diretora do Colégio, Albanisa Gomes, é fundamental esclarecer alguns pontos, que tratam o migrante de forma marginal. “Vamos conversar com nossos jovens sobre todos os pontos que geram dúvidas e sugerem que essas pessoas vão chegar para tomar as oportunidades de emprego, por exemplo. Isso precisa ser esclarecido”, ressalta.