O Colégio Santo Inácio tem por tradição realizar anualmente, durante a Festa de Corpus Christi, a atividade de confeccionar tapetes artesanais. Os alunos são orientados a confeccionar os tapetes para celebrar a festa do corpo e sangue do Senhor, ou seja, celebrar o mistério da presença do Senhor na Eucaristia.
Esta é uma tradição católica, que surgiu nos Açores, e foi trazida pelos portugueses que aqui chegaram. No Brasil, começou em terras mineiras e, a partir daí, espalhou-se pelo País. Os alunos da tradicional Escola Jesuíta expressam-se, por meio da arte e da criatividade, manifestando o seu amor ao Senhor, que se fez alimento para a humanidade, usando uma base de plástico e papelão, desenhando a imagens em cartolinas, e em seguida, ornamentam com areia e pedras coloridas, serragem, flores, papel colorido, algodão etc. Os estudantes entregam um resultado final surpreendente, tanto no quesito criatividade quanto no acabamento.
Segundo o diretor pastoral do Colégio, Eugênio Pacelli, a temática retratada nos tapetes sempre tem a ver com a Eucaristia como alimento de amor e compromisso com todas as fomes existentes no mundo de hoje. “A atividade de confeccionar tapetes atualiza e relaciona a Eucaristia às fomes de todos os povos. Com arte e fé se celebra a festa do corpo e sangue no Senhor no Santo Inácio”, conclui.
No dia 30 de maio, às 11h, os tapetes serão expostos à visitação e haverá celebração solene, às 19h, na Quadra do Colégio.
Serviço:
Programação:
Data: 30.05.18
11h: Abertura da exposição dos tapetes à comunidade
19h: Missa Solene aberta à comunidade