Fotos: Igor de Melo.
O fogo é o elemento principal do novo Coqueiral Bar e Restaurante, transformando, de forma saborosa, o sabor e a textura de carnes, frutos do mar, peixes, legumes, acompanhamentos e também entradas, como o delicioso Pão de Campanha – produzido artesanalmente na casa, tostado, temperado com alho e acompanhado de berinjela defumada.
Inaugurado em janeiro e aberto ao público em geral, o Coqueiral Bar e Restaurante está aberto todos os dias da alta estação, das 17h às 22h. O cardápio tem a assinatura de Bernard Twardy, chef corporativo do complexo com quase 55 anos de experiência na área, e com apoio dos chefs Paulo Lourenço Galdino e Raphael Gazal, que também fazem parte da equipe gastronômica do Beach Park.
Os pratos do restaurante – baseados na “cozinha do fogo”, de acordo com o Bernard – foram estudados e testados antes mesmo da chegada do seu equipamento principal: um forno com tecnologia espanhola, todo manual e sem componentes eletrônicos, movido à carvão e lenha de cajueiro resultante de poda.
“A temperatura do forno chega a 400º C e, quando você coloca um alimento dentro deste ambiente, ele recebe o impacto da cocção da grelha, da fumaça do carvão e da madeira do cajueiro, componente aromático para defumar os alimentos. Chegamos a um cardápio com sete pratos principais, bastante saborosos e saudáveis, principalmente porque não precisam de óleo ou gordura para prepará-los”, explica o Chef Bernard.
SABORES DO FOGO – No cardápio, opções de pratos como a “Picanha do sol no melhor da brasa”, “Ribeye steak” (à base de porco), “Tambouille de peixe”, “Polvo no fogo da grelha”, “Cocotte de legumes defumados e grelhados com arroz braseiro”, o sanduíche “Hambúrguer de costela premium”, o petisco “Camarão mandarine” e o antipasto “Pão de Campanha”.
“O que acontece com um alimento num forno com temperatura muito alta: você sela o alimento por fora, por meio do choque térmico da cocção. A partir desse momento, os sumos ficam circulando dentro do alimento, deixando muito mais saboroso, como acontece no camarão mandarine, assado ‘no susto’ sem casca, com manteiga da terra e tangerina grelhada”, explica o Chef Bernard.
Já a “Tambouille de peixe” usa o filé de beijupirá, marinado no vinho branco com alecrim, servido em cima de lâmina de batatas, vegetais, tomates bombom e finalizado com legumes grelhados.
Outro prato do mar do cardápio do Coqueiral Bar e Restaurante é o polvo – pré-cozido com temperos, finalizado na grelha para ser chamuscado como os apreciadores da iguaria gostam e pincelado de azeite no final, com legumes e limão grelhado.
Para os amantes de carne, a “Picanha do sol” é uma ótima pedida “O Chef Paulo faz a salga dela aqui mesmo, de baixa cura (3%), aplicada numa picanha de alta qualidade. O resultado é uma suculência muito boa, servida com uma banana da terra, finalizado na manteiga-da-terra e acompanhada de farofinha cearense bem clássica e batatas rústicas”, comenta Bernard.
Opções Veganas
Para o público vegano, o Coqueiral oferece o “Cocotte de legumes defumados e grelhados com arroz braseiro”, trazendo abobrinhas inteiras, legumes grelhados e defumados e o arroz de legumes braseiro. Outra excelente opção é o Pão de Campanha.
“O pão é rico em malte e de cor marrom escura, extremamente saboroso. Vai ao forno e é torrado nos dois lados. Ao sair, ganha uma leve camada de alho fresco e duas fatias de berinjelas, assadas no forno e descascadas, temperadas com um pouco de flor de sal. O prato pode ser harmonizado com um vinho rosé gelado. Fica maravilhoso”, diz o chef Bernard Twardy, dando a dica final.