Sob a regência dos professores e músicos Yerko Tabilo e Zezé Chevitarese, evento tem início às 17h30 na Casa de José de Alencar
“Venha prestigiar, sonhar e se surpreender com crianças que tocam como gente grande”. Este é o convite dos professores e músicos Yerko Tabilo e Zezé Chevitarese das Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e do Rio de Janeiro (UFRJ), respectivamente. Eles se referem ao Concerto organizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) na tarde desta quinta-feira (19), a partir das 17h30, na Casa de José de Alencar. Aberto ao público e gratuito, o evento tem patrocínio da Gera Maranhão, apoio especial da Enel Brasil e realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
O Concerto realizado pelo Instituto é a atividade final da Residência Artística com os professores Yerko e Zezé, que teve início na última terça-feira (17). O evento é oferecido para professores e alunos do Programa de Música Jacques Klein, do IBLF, bem como para outros projetos sociais do Ceará. Esta é uma ação que busca o aperfeiçoamento contínuo de todos os participantes, pois propicia aos alunos o contato direto com profissionais de relevância nacional e internacional, como também serve para a capacitação aos professores.
Yerko Tabilo é chileno e veio para o Brasil implantar o Departamento de Música da UFPB, em 1979. Com alunos espalhados por vários países, principalmente na Europa, ele já é aposentado e atualmente viaja pelo Brasil contribuindo com projeto sociais. “O futuro da música de concerto do Brasil vem dos programas de inclusão social”, afirma Yerko. Professor há 38 anos, ele quebra a seriedade da sala de aula com brincadeiras que envolvem todos os alunos de forma lúdica. “Eu amo estar em contato com os alunos. Eu amo dar aulas”, completa.
Também não se restringindo aos muros da Universidade, Zezé Chevitarese atua em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Segundo ela, o aprendizado musical possibilita ascensão social e econômica. “Podemos fazer a diferença na vida das pessoas e a música é um suporte para elas”, garante Zezé, professora há 33 anos. Sendo ainda diretora artística da Escola de Música da UFRJ, Chevitarese é referência no canto coral do Brasil e idealizadora de grupos como o Coral Infantil UFRJ, que conta com experiência internacional e com mais de 270 apresentações em seu currículo.
A Residência Artística e Concerto tem o patrocínio da Gera Maranhão, com apoio especial da Enel Brasil e realização do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza juntamente com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Ela conta também com o apoio do Grupo Marquise, da Neorubber, do Escritório Clóvis Mapurunga Advogados e das Agências Slogan e Bravo. Além da consultoria executiva da Quitanda das Artes.
Programa de Música Jacques Klein
O Programa de Música Jacques Klein realiza formação musical de excelência para 400 crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 7 e 20 anos, em bairros menos favorecidos de Fortaleza, trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música.
Criado em 2012, o Programa atua em três bairros da capital. Além de ofertar cursos gratuitos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, piano, canto coral e iniciação musical, o Programa realiza projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários, além de produzir material didático e pesquisas para beneficiar outros projetos na área.
Atuando inicialmente somente no Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré, a partir de 2013 e 2014 firmou parcerias com a Fundação Carlos Pinheiro (FCP) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa José de Alencar, expandindo sua atuação para os bairro Henrique Jorge e José de Alencar, respectivamente. O Programa integra também a Plataforma Sinfonia do Amanhã, rede com mais de 20 projetos de educação musical no Ceará e com integrantes também de outros estados do Brasil.
Informações para a imprensa:
Wandersson Trindade (Assessoria de Imprensa) – wandersson@iblf.org.br – (85) 3268-2132
Joyce Lima (Comunicação Integrada) – joyce@iblf.org.br – (85) 98692-2045
Michel Costa (Coordenador do Programa de Música Jacques Klein) – michel@iblf.org.br – (85) 98970-0709
Serviço:
Concerto com Yerko Tabilo, Zezé Chevitarese e participantes da Residência Artística
Quando: Hoje, quinta-feira (19/10) às 17h30
Onde: Auditório da Casa de José de Alencar
Gratuito. Aberto ao público.