O diretor de Operações da Fortbrasil Administradora de Cartões de Crédito, José Pires Neto, ressalta que a segurança das transações online depende consideravelmente da conduta do usuário, que precisa entender como proteger suas informações. “O meio digital é vasto e rico, mas pode ser muito perigoso para os descuidados. Algumas atitudes, como utilizar o cartão para compras em computadores públicos e não confiáveis, pode trazer uma grande dor de cabeça ao usuário”, explica.
Conheça algumas atitudes que você pode praticar para favorecer a segurança de suas operações digitais:
1. Não faça compras nem outras transações financeiras em dispositivos não confiáveis
Use sempre um dispositivo de confiança, para realizar uma operação. Certifique-se de que a máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e no site.
Para os celulares, valem as mesmas regras e ainda um cuidado a mais com a rede sem fio a que estiver conectado: prefira fazer a operação em redes conhecidas e protegidas com senha.
2. Prefira comprar em lojas conhecidas
Muitas vezes, uma nova loja surge no mercado e traz diversas promoções e descontos. As vantagens podem parecer quase irresistíveis, mas é importante saber a procedência dos produtos e se a loja vai realmente entregá-los.
Procure comprar apenas em lojas conhecidas, indicadas por amigos, parentes, ou através do clube de benefícios ou parceiros do emissor do seu cartão de crédito.
3. Pesquise a reputação da loja
É importante saber que muitas lojas conhecidas e de qualidade passam por dificuldades. Isso é normal em qualquer tipo de comércio, e é fácil encontrar, na própria internet, se há problemas de vendas ou com compradores no período.
4. Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa
Certifique-se de que há telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa.
Você poderá, inclusive, telefonar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor da loja a fim de conferir sua existência.
5. Leia a política de compra e privacidade da empresa
Antes de comprar o produto que você deseja, entenda como a empresa faz seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega. Tais informações devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja.
6. Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras
A maioria das lojas online aceita pagamentos por via de boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fazê-los por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já realizam uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.
7. Desconfie de ofertas muito abaixo da média
Se a oferta anunciada for boa demais para ser verdade, desconfie. Descontos muito generosos podem, na verdade, camuflar alguns problemas com os produtos. Além dos problemas de qualidade e fraude, você poderá ter problemas sérios de garantia e para trocá-los.
8. Registre os passos de sua compra