A Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE), em parceria com empresas privadas, promove na próxima segunda-feira (23) uma videoconferência inédita conectando Fortaleza e Lisboa, com a participação de representantes do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e do setor privado. De Lisboa, participam o diretor da StartUp Lisboa e da SRSLegal. O objetivo é dar os primeiros passos de aproximação entre as duas cidades na área de tecnologia e inovação. A iniciativa da conferência partiu da Câmara Brasil Portugal no Ceará e das empresas Aceleradora Global Station e Albuquerque Pinto Advogados.
Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de apresentar o ambiente de negócios ligado às novas tecnologias. A expectativa é que dessa primeira troca de experiências saia uma programação para os próximos encontros virtuais, a realização de um evento em Fortaleza no mês de agosto, para startups e empresas de tecnologia, e uma agenda de reuniões em Lisboa.
Em novembro, na capital portuguesa, empresas brasileiras, portuguesas e estrangeiras do setor reúnem-se para atrair novos negócios para as duas cidades, no Web Summit. O evento é o maior do mundo na área da tecnologia e reunirá cerca de 40 mil pessoas, entre os dias 7 e 10 de novembro. As versões anteriores do evento foram realizadas em Dublin, na Irlanda do Norte. É a primeira vez que o evento será em Lisboa, que vem sendo chamada da nova San Francisco.
Na última terça-feira (17), o secretário-chefe do Gabinete do governador, Élcio Batista, e representantes da iniciativa, Igor Ary Juaçaba e Rômulo Alexandre, reuniram-se no Palácio da Abolição, em Fortaleza, para discutir a ideia e a programação da atividade. Durante o encontro, Élcio Batista destacou além da proximidade geográfica com Portugal, a capacidade do Estado, em face da sua posição estratégica e infraestrutura lógica – referindo-se à ligação de cabos submarinos conectando a cidade aos continentes europeu, africano, norte e sul americano –, de ter um papel relevante nos negócios associados a novas tecnologias.