O Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) realiza nas próximas terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de junho, o seu Congresso de 2022. O evento acontece no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, e pretende reunir mais de 600 profissionais da educação de Fortaleza. O Congresso é a maior instância de deliberação da categoria e, neste ano, tem como tema “Uni-vos! – Juntos pela Educação Pública, pela Democracia e pelo Brasil”.
De acordo com Ana Cristina Guilherme, presidenta da Sindiute, o objetivo da atividade é organizar as lutas dos trabalhadores da educação da Capital do Ceará em um ano decisivo para as lutas travadas pela classe trabalhadora brasileira. “Vamos debater a conjuntura nacional e internacional e as políticas educacionais e sindical, fazer um balanço político das nossas ações e elaborar um novo plano de lutas. Isso tudo porque juntos e juntas vamos reconstruir os nossos direitos e a democracia”, explica a dirigente.
A programação do evento conta com a participação de estudiosos e lideranças sindicais locais e nacionais, que vão abordar o temário proposto. Participam do Congresso Bruno Rocha, presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), Roberto Leão, presidente em exercício da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Ariovaldo de Camargo, Secretário Administração e Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Abicalil, professor e ex-deputado federal, entre outros.
O Sindiute
Filiado à CUT/CNTE, o Sindiute representa mais de 35 mil trabalhadores em educação de Fortaleza. Com 31 anos de história, a entidade é uma das mais potentes organizações sindicais cearenses, tendo liderado importantes conquistas para a sua base de representação, como Planos de Carreira, reajustes salariais e concursos públicos. Em 2022, a luta do Sindiute levou Fortaleza a ser a primeira Capital do Brasil a conceder o reajuste salarial de 33,24% para os professores. Também neste ano, o Sindicato conquistou concurso público de duas mil vagas para os professores.
Programação do Congresso:
Congresso do Sindiute 2022
Tema: “Uni-vos! – Juntos pela Educação Pública, pela Democracia e pelo Brasil”
21 e 22 de junho
Hotel Gran Mareiro (Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro – Fortaleza/CE)
21 de junho
7h30 – Abertura do credenciamento
8h30 – Mesa de Abertura
9h30 – Plenária para aprovação do Regimento Interno
Coordenação: Gardênia Baima – Secretária de finanças do Sindiute
10h30 – Painel 1 – Análise de Conjuntura Nacional e Internacional
Convidado: Roberto Leão – Presidente em exercício da CNTE
12h30 – Almoço
13h30 – Painel 2 – Política Sindical
Convidado: Ariovaldo de Camargo – Secretário Administração e Finanças da CUT
15h30 – Lanche
15h50 – Painel 3 – Política Educacional
Convidado: Carlos Abicalil – Professor e Ex-deputado federal
17h50 – Encerramento da programação científica
19h00 – Confraternização do Sindiute com Delegados e Delegadas
22 de junho
8h00 – Café da manhã
9h00 – 1ª Plenária deliberativa – Conjuntura Nacional e Internacional
10h00 – 2ª Plenária deliberativa – Política Sindical
11h00 – 3ª Plenária deliberativa – Política Educacional
12h00 – Almoço
14h00 – 4ª Plenária deliberativa – Balanço Político e Plano de Lutas
16h00 – Encerramento