Espalhadas em todo o Brasil, cerca de 5 mil mulheres realizam sonhos, mudam a vida da família e constroem um futuro melhor por meio da venda de roupas
De porta em porta, revendendo roupas e calçados pelas ruas de Salvador, Christiane Milani aprendeu desde cedo que uma relação de afetividade e confiança entre cliente e comerciante faz toda a diferença nos negócios. Hoje, a ex-aluna de Química que trabalhava como sacoleira para complementar a renda é diretora de Relacionamento da Handara, marca referência em vestuário no Brasil. Tem, sob sua tutela, cerca de 5 mil consultoras de vendas que, diariamente, percorrem casas em busca da realização de sonhos, assim como ela já fez um dia.
“Recebo muitas mensagens de mulheres que conseguiram comprar uma casa, um carro, formar um filho na universidade por meio das vendas da Handara. Isso é fantástico, pois é fruto de uma luta diária que eu conheço bem. A maioria são mães, esposas, têm um emprego e agregam valor à renda ou sustentam suas famílias. Eu sou uma delas, apenas fico um pouco acima na hierarquia, pois faço parte da direção, mas todas nós temos um bom relacionamento e fazemos parte do mesmo negócio”, diz Christiane, orgulhosa.
A história de vida deu a Christiane a experiência necessária para fazer da Handara uma das melhores opções de marca para quem negocia de porta em porta. “Nós temos muita facilidade de troca; as consultoras não precisam do estoque, pois dispomos de peças nas lojas e no e-comerce; a variedade de produtos que lançamos semanalmente é de, pelo menos, vinte referências dentro de um catálogo virtual, além do que chega às lojas; temos uma política de crédito bem flexível, dividimos em várias parcelas no cartão e no próprio cheque, e um excelente relacionamento. É muito raro receber reclamação de atendimento, pois as consultoras são sempre muito be m atendidas e acolhidas. Isso faz parte do nosso DNA”, comenta Chris.
Segundo ela, a disposição para se relacionar bem com outras pessoas é o primeiro passo para quem deseja ser um bom consultor de vendas. “Tem que ter empatia e simpatia, depois, é preciso conhecer bem e se identificar com o produto. Quem segue esses passos, cria uma rede de clientes rapidinho. A Handara nunca precisou de grandes mídias para divulgar os seus produtos. O forte é o boca a boca, a relação que se constrói diariamente”, comenta a diretora da marca.
Primeiro investimento
O investimento mínimo para se tornar uma consultora independente Handara é de apenas R$800. Basta uma venda de R$400 por semana para reaver este valor. A comercialização das peças com o consumidor final pode ser feita de várias formas: à vista com desconto, no cartão de crédito parcelado, no cheque ou, ainda, em nota promissória.
Além da variedade de peças, a Handara oferece outras vantagens, como produtos de alta qualidade e durabilidade, com estilo atemporal mais clássico que não sai de moda facilmente, e capacitações em Marketing Digital para que as consultoras potencializem as vendas pelo WhatsApp e redes sociais.