Botox, ácido hialurônico, MD Codes e a rinomodelação são os mais indicados para quem sonha alcançar uma aparência mais harmônica e jovial em um curto espaço de tempo
Quando o assunto é rejuvenescimento facial, o segmento de medicina estética não para de evoluir. E na contagem regressiva para o Carnaval, a aposta de quem quer chegar com tudo em cima durante o feriado são os procedimentos não invasivos, que não deixam cicatrizes e não requerem longo período de recuperação após a realização.
De acordo com o cirurgião plástico Erik Nery, tratamentos como a aplicação da toxina botulínica (botox), preenchimento à base de ácido hialurônico, MD Codes e a rinomodelação são os mais indicados para quem sonha alcançar uma aparência mais harmônica e jovial em um curto espaço de tempo. “Esses tratamentos garantem excelentes resultados por meio de técnicas minimamente invasivas, das quais o paciente pode se beneficiar sem que isso comprometa sua vida social ou profissional”, garante.
Ainda de acordo com o cirurgião, a aplicação de botox continua sendo o procedimento não-cirúrgico mais realizado entre o público feminino e masculino. “Enquanto as mulheres buscam a beleza e o resgate da autoestima, os homens, que estão cada vez mais presentes nos consultórios, desejam resultados naturais e discretos, embora estejam mais vaidosos e bem cuidados. A intenção dos homens é parecer mais jovens e com contornos faciais mais demarcados”.
Esse inquestionável crescimento da procura pelos injetáveis (toxina botulínica e preenchedores) para atenuar os sinais de envelhecimento e restaurar a harmonia facial acaba levando os pacientes a buscarem outros profissionais, que não os cirurgiões e dermatologistas, para realizarem esse tipo de procedimento. No entanto, Erik Nery reforça a necessidade de escolher um profissional que realmente esteja habilitado a tratar possíveis complicações após uma harmonização facial, por mais simples que pareça. “Apesar de não se tratar de um procedimento exclusivo de cirurgião plástico, existe um pequeno e raro potencial de complicação. Por isso, é mais seguro fazer o procedimento com um profissional habilitado a tratar essas possíveis complicações.”
Ele explica que um procedimento simples como uma bichectomia ou um preenchimento pode virar uma grande dor de cabeça para o paciente, caso seja realizado de maneira errada. “Um preenchimento mal executado pode gerar uma necrose na ponta do nariz após uma rinomodelação, por exemplo. Eu já vi casos de complicações como secção do duplo da parótida ou até uma paralisia facial. E quando você tem essas complicações, você é encaminhado para o cirurgião, que é o profissional capacitado para tratar o problema.”
Cuidados necessários
Erik Nery alerta ainda para a necessidade de redobrar os cuidados com a hidratação cutânea após se submeter a qualquer tratamento estético nesta época do ano, em que a pele costuma sofrer agressão pelo aumento da exposição solar, que leva à desidratação, ao envelhecimento precoce e ao surgimentos de manchas escuras no rosto.
“É importantíssimo reforçar o uso de hidratantes e fotoprotetores diariamente. Também pode ser necessário investir na reposição via oral de suplementos que contenham substâncias responsáveis por aumentar o colágeno da pele e sejam antioxidantes, como a vitamina C”, conclui o cirurgião.