A Copa das Federações de Beach Tennis terminou, consagrando a Federação Gaúcha de Tênis, que conquistou o tetracampeonato. A competição, que reuniu os melhores atletas da modalidade de todo o Brasil, aconteceu entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro, em Fortaleza e movimentou 40 mil pessoas durante os dias de disputa pela taça mais cobiçada da modalidade.
As areias da avenida Beira-Mar foram palco de jogos emocionantes e disputados, com atletas das categorias Profissional, Amador A, Amador B, Amador C, Sub-14, Sub-18, +40 e +50 demonstrando alto nível técnico e muita paixão pelo esporte. A torcida compareceu em peso, criando um ambiente contagiante e incentivando os competidores a darem o seu melhor.
A cerimônia de encerramento, realizada na noite deste sábado (30), foi marcada pela entrega de medalhas aos vencedores.
Em 1º lugar ficou a Federação Gaúcha, com 246 pontos; em 2º, a Federação Paranaense, com 242 e em 3º, a Federação Paulista, com 236. Anfitriã da Copa, a Federação Cearense de Tênis ficou na 4ª colocação, obtendo 218 pontos.
“A Copa das Federações representa um momento único para o desenvolvimento do esporte no nosso estado, pois inspira novos atletas, atrai investimentos e coloca Fortaleza nos holofotes do cenário nacional. Acreditamos que competições como essa são fundamentais para popularizar o Beach Tennis ainda mais e fortalecer a nossa comunidade esportiva”, destaca Bruno Mállio, diretor da Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis.
Turismo em alta
Organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em parceria com a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT), a Copa das Federações contribuiu para movimentar o setor de serviços e fortalecer o turismo na capital cearense. Nos quatro dias de Copa, 40 mil pessoas passaram pelo local dos duelos realizados na avenida Beira-Mar, além de várias delegações vindas de todos os estados do país se hospedarem nos hotéis de Fortaleza.
“A Copa das Federações deixa um legado importante para Fortaleza. Além de fomentar o esporte, a competição contribui para o desenvolvimento turístico da cidade, gerando empregos e movimentando a economia local. Esperamos que esse evento inspire futuras gerações de atletas e consolide a capital cearense como um dos principais destinos para a prática do beach tennis no Brasil”, destaca Rudinei Moreira, presidente da Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis.