A ação, que ocorre na Praia de Iracema, comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e alerta para os malefícios do consumo de cigarro
Os corredores do Hapvida +1K realizam, neste sábado (26), treino especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto. A data foi criada pela Lei Federal 7.488, ainda em 1986, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
A programação esportiva do +1K será voltada tanto para adultos como para a criançada. Entre as práticas desenvolvidas estão alongamento, aula de ritmos e zumba, jogos infantis com bola, circuito funcional, treino de corrida e duatlhon aquático – natação 200 metros + corrida de 3k. Vale lembrar que os participantes desta última modalidade deverão levar roupa de banho para ter acesso ao exercício.
Fumo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o cigarro tem cerca de 4.720 substâncias, e existem três delas que comprometem muito o desempenho físico:
– Nicotina, que diminui o tamanho das artérias, responsáveis em levar o sangue até o músculo, gerando um desempenho muscular bem menor, além de aumentar os batimentos cardíacos;
– O alcatrão, que diminui a elasticidade do pulmão;
– E o monóxido de carbono, que compete com o oxigênio, por isso que o indivíduo que fuma possui falta de ar com frequência.
E fica o alerta! O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias.
Curiosidade:
O que você ganha se ficar sem fumar por…
– 20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
– 2 horas: não tem mais nicotina circulando no sangue
– 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza
– 2 dias: o paladar ganha sensibilidade novamente
– 3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
– 5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou
Superando o Fumo
Em dezembro de 2016, o Hapvida inaugurou, em Fortaleza, a praça Antônio Prudente, com a temática para o combate ao fumo. Nela, um telão exibe mensagens enviadas por ex-fumantes, contando sobre a superação do hábito de fumar.
As mensagens podem ser enviadas por um site na internet, o Hapvida Supere o Fumo (http://www.hapvida.com.br/supereofumo).
A praça ainda conta com um equipamento de academia para a prática de exercícios ao ar livre; “Pet place”, espaço destinado para os bichinhos de estimação; e uma das estações do “Vamo” (Veículo Alternativo para Mobilidade). Este último trata-se de um projeto em parceria com a Prefeitura, onde carros 100% elétricos podem ser compartilhados pela população. Para uso deste serviço, é necessário ser cadastrado no site do “Vamo”.
Serviço
Treino Especial Hapvida +1K pelo Combate ao Fumo
Dia 26 de agosto de 2017
Hora: a partir das 6h até as 8h
Local: Aterro da Praia de iracema (em frente ao Ideal Clube)
- postado por Oswaldo Scaliotti