Jeovah Linhares (Banco do Nordeste), Eugênia Landim e Érico Jovino (Correios) e Lia Gomes (SPS)
Empresa possui mais de 220 unidades nos 184 municípios cearenses. Expectativa é encurtar distâncias e proporcionar mais qualidade de vida à população
Os Correios realizaram o lançamento estadual do Balcão do Cidadão. A iniciativa visa ampliar parcerias com instituições públicas e privadas para a oferta de novos serviços e conveniências nas agências da estatal, trazendo mais facilidades à vida das pessoas. Nessa quinta-feira (27), foram assinados os dois primeiros protocolos de intenções no estado com vistas à prestação futura de serviços dentro da proposta do Balcão do Cidadão: um com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (SPS) e outro com o Banco do Nordeste.
Durante o evento, o superintendente estadual dos Correios, Érico Jovino, destacou que, há muito tempo, as agências da empresa deixaram de ser apenas o local onde é possível enviar encomendas e cartas para se tornar também um lugar onde hoje o cidadão pode solicitar o seguro DPVAT, pagar taxas do serviço militar ou emitir o CPF. “As parcerias que estão sendo firmadas e, também, as que estão em andamento, têm como objetivo principal ofertar ao cidadão a comodidade e a conveniência de encontrar nos Correios um espaço integrado de multisserviços”, disse, lembrando que todos os dias, cerca de 1% da população brasileira passa pelas unidades de atendimento da empresa.
A secretária executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, destacou a importância dos Correios para o povo cearense e falou sobre as muitas possibilidades que existem a partir da parceria no Balcão do Cidadão. Segundo ela, a intenção é que o primeiro serviço desenvolvido seja a emissão futura de RGs (carteiras de identidade) nas agências da estatal.
No caso do Banco do Nordeste, a intenção é utilizar as agências dos Correios para atendimentos presenciais relativos aos programas de microcrédito ofertados pela instituição financeira, como o Crediamigo. Segundo Jeovah Linhares, da Superintendência de Produtos e de Serviços Bancários, após definidos requisitos técnicos e operacionais, a expectativa é iniciar um projeto piloto no segundo semestre de 2019.
Conveniência e proximidade
Única empresa pública presente em todos 5.570 municípios brasileiros, os Correios já prestam vários serviços públicos em suas agências como a emissão, regularização e alteração de CPF, emissão de certificado digital, entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT), distribuição de kit de conversão para recepção do sinal digital de TV e pagamento de aposentados de INSS por meio do Banco Postal.
Alguns protótipos (projetos pilotos) já foram realizados com sucesso dentro da proposta do Balcão do Cidadão como a emissão de Carteira de Identidade no Estado do Rio Grande do Norte; emissão de Carteira de Trabalho no Estado de São Paulo; e recadastramento escolar na cidade de Belo Horizonte/MG.
Com a ampliação de novas parcerias, as agências dos Correios espalhadas pelo país se tornam centrais de serviços, locais onde os cidadãos podem resolver questões importantes e necessárias ao seu dia a dia. Assim, será possível gerar economia entre os entes parceiros, encurtar distâncias e proporcionar melhor qualidade de vida aos brasileiros.