O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 impactou todos os segmentos da economia. No entanto, um dos setores mais afetado foi o de eventos. Desde sociais aos corporativos, os culturais, acadêmicos, esportivos e musicais, todos sofreram com atrasos e cancelamentos.
De acordo com a Federação Cearense de Atletismo, até o fim deste ano, estão previstas, no calendário de corrida do estado, 35 corridas de ruas, que devem movimentar cerca de R$ 6 milhões na cadeia produtiva de serviços, produtos e publicidade. Segundo o presidente da entidade, Jerry Welton Barbosa Gadelha, atualmente, são mais de 100 mil adeptos dessa modalidade, só na capital cearense. “Se considerarmos a procura pela prática esportiva depois da pandemia, as assessorias esportivas, alimentação especial dos atletas e roupas, esse valor é muito maior”, afirma Gadelha
Na capital cearense, a Nova Letra Eventos Criativos realizará no próximo dia 18 de setembro, a 4ª edição da Corrida 21K Terra da Luz, com três percursos distintos, 7KM, 14KM e 21KM. Essa diversificação pretende estimular a prática competitiva nas corridas de curta, média e longa distâncias, oportunizando assim o surgimento de novos atletas, promovendo a modalidade na sociedade e impactando no cenário esportivo do Ceará.
Gadelha afirma que as corridas, em especial a 21k Terra da Luz, têm um potencial turístico, já que conta com participantes de todo o Brasil, além dos cearenses, atletas do Sul e Sudeste do país são os que mais se inscreveram nas edições anteriores da corrida. “A expectativa para a volta das competições é a melhor possível. A demanda deve ser suprimida com o público de Fortaleza que passou esses últimos anos sem corridas. Além disso, com a procura de novos adeptos ao esporte que devem correr pela primeira vez este ano.” conclui o presidente.
Para o diretor da Nova Letra, Fernando Elpídio, além de movimentar a ecomimia do Estado, as competições são mais um estímulo à prática esportiva, promoção da qualidade de vida e o bem-estar, além de fortalecer ainda mais a relação esporte, cultura e promoção turística em Fortaleza. “A prova esportiva é um produto turístico com provas de pequena, média e longa distâncias. O percurso interage com os patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos da capital cearense, valoriza a nova Avenida Beira-Mar e traz no seu próprio nome terra da luz o conceito base à referência ao estado, que primeiro libertou os escravos; redenção, ir e vir, características fundamentais na modalidade esportiva corrida de rua. Para 2022, apostamos num ponto ainda pouco explorado pelos praticantes de esporte ao ar livre, em Fortaleza, a Praça Portugal.”, conclui Elpídio.