A parceria mais recentemente fechada pela Uber foi com o Vale Saúde Sempre, que começará a ser oferecido a partir de hoje para todos os parceiros. O Vale Saúde Sempre oferece descontos em consultas médicas em rede de atendimento privada e mais de 3.000 tipos de exames laboratoriais e de imagens. Sem carência para utilização, o programa também dá 20% de desconto em medicamentos nas farmácias credenciadas. Não será cobrada anuidade dos parceiros para acesso a esse programa – sem o acordo com a Uber, o custo do programa para o parceiro seria de R$ 358,80 por ano.
“Estamos acompanhando a situação bem de perto e esta é mais uma medida que a Uber adota para reforçar seu papel social e auxiliar na prevenção e proteção de parceiros e usuários”, destaca a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. “A segurança e o bem-estar de todos os que usam nosso aplicativo para se deslocar ou para gerar renda é a nossa prioridade.”
A Uber implementou uma política para que qualquer motorista ou entregador parceiro que for diagnosticado com o COVID-19, ou tiver quarentena individual solicitada por uma autoridade de saúde ou por um médico pelo risco de disseminar o COVID-19, receba assistência financeira por até 14 dias, enquanto estiver impossibilitado de usar a plataforma. O valor da assistência financeira vai ser baseado na média diária de ganhos do parceiro nos seis meses anteriores a 6 de março: caso ele esteja usando o app há menos tempo, a média vai ser baseada nos ganhos desde a primeira viagem ou entrega até o dia 6 de março de 2020. Os detalhes estão disponíveis no próprio aplicativo do parceiro, no Menu ‘Ajuda’ e depois em ‘Política de Auxílio’ e neste blog.
A Uber também oferecerá recursos para ajudar motoristas parceiros a manter seus carros limpos em todo o Brasil. Os motoristas parceiros que estiverem nas cidades mais afetadas terão prioridade para aquisição e a empresa continua a trabalhar nos procedimentos operacionais do programa.
Para ajudar a proteger entregadores parceiros, a Uber também enviou mensagens aos usuários do Uber Eats para a entrega de pedidos sem contato direto – o usuário pode deixar uma instrução no app para pedir ao entregador que deixe o pedido na porta. Além disso, reforçou algumas medidas junto aos usuários e motoristas, visando o bem estar de todos os que utilizam a plataforma para se deslocar: lembretes para lavar as mãos, abrir as janelas do carro e sentar no banco de trás estão entre as mensagens.
Os usuários também passaram a receber pelo app da Uber mensagens educativas, pedindo que fiquem em casa ou viagem apenas se necessário.
A Uber também utiliza o aplicativo como canal de informação, lembrando a todos seus mais de 22 milhões de usuários, motoristas e entregadores parceiros em como seguir as instruções das autoridades de saúde pública. A empresa tem divulgado as informações compartilhadas pelos canais oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Por fim, a Uber mantém uma equipe multidisciplinar, disponível 24 horas por dia, para auxiliar as autoridades de saúde pública em seu plano de resposta contra a pandemia. A empresa também conta com a consultoria de um epidemiologista para garantir que as medidas tomadas sejam embasadas em orientações e evidências médicas.