Iniciativa irá acelerar 12 empresas com soluções para o setor elétrico, eficiência operacional, relacionamento com cliente e smart cities
A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, lançou hoje a segunda edição do seu programa de inovação aberta, o CPFL Inova. Desenvolvido em parceria com a Endeavor, ONG global de fomento ao empreendedorismo, o programa de aceleração pretende selecionar 12 empresas com soluções inovadoras para o setor elétrico e gestão corporativa. O projeto reforça a estratégia do Grupo para acompanhar as mudanças em curso na indústria de energia.
Com inscrições abertas até o próximo dia 15 de abril, a nova edição do CPFL Inova buscará empresas de todo o País com soluções em quatro eixos temáticos: energia, eficiência operacional, relacionamento com cliente & transformação digital e smart cities (cidades inteligentes). A expectativa é identificar scale-ups (companhias com modelo de negócio escalável) que desenvolvam soluções a partir do uso de tecnologias como blockchain, internet das coisas (IoT), realidade aumentada, robotização, inteligência artificial, machine learning e big data (para mais detalhes, ver tabela ao final).
A segunda edição do projeto terá duração de 10 meses, com a conclusão ocorrendo em novembro. Ao longo deste período, os empreendedores selecionados passarão por um processo de mentoria conduzido pelos executivos do Grupo e mentores da rede Endeavor, composta por algumas das principais lideranças empresariais do País. A proposta é conduzir a troca de experiências com mentores e entre os próprios empreendedores participantes, com foco em desafios cruciais para o crescimento dos seus respectivos negócios.
“O alvo do CPFL Inova é atrair empreendedores ambiciosos com alto potencial de impacto, liderando os seus negócios com ética, gestão e profissionalismo”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti. Os eixos temáticos da 2ª edição do CPFL Inova estão em linha com a estratégia de investimentos da CPFL Energia, que vem apostando na digitalização (smart grid e canais digitais), automação (ADMS) e economia de baixo carbono (Envo, CPFL Renováveis e CPFL Soluções).
Além do diagnóstico sobre os desafios para o crescimento do negócio e as mentorias, os empreendedores selecionados terão acesso a um fundo de R$ 10 milhões da CPFL Energia para o desenvolvimento de projetos, nos moldes do Programa de Pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujos recursos serão investidos em capacitação técnica e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Outro benefício da iniciativa é a possibilidade de firmar parcerias comerciais com as empresas do Grupo, inclusive durante o período de realização do programa.
“Essa é a segunda edição de um programa em que aceleramos empresas inovadoras com potencial sinergia com o setor elétrico. É uma esfera de atuação muito ampla e que poucas scale-ups entendem e conseguem enxergar oportunidades do seu negócio com esse mercado”, diz head de aceleração da Endeavor, Luis Felipe Franco. “Na primeira edição do programa, por exemplo, vimos empresas como Linte e Blue365, focadas em eficiência operacional, identificando neste setor uma ampla oportunidade de mercado, inclusive firmando contratos com a CPFL Energia. Isso reforça o benefício de participar da transformação em curso do mercado de energia elétrica”, complementa.
Cronograma
O período de inscrições começa hoje e prossegue até o dia 15 de abril por meio do site https://endeavor.org.br/scaleup/cpflinova. Em 30 de abril, serão anunciados os nomes das empresas pré-selecionadas para participar da banca de seleção, composta por executivos da CPFL Energia e mentores da Endeavor. Os doze selecionados serão anunciados em 15 de maio, com a abertura do programa marcada para 29 de maio.
Entre maio e outubro, as empresas selecionadas passarão pelo diagnóstico dos principais desafios de crescimento dos negócios, além de mentorias individuais, mentorias coletivas e interações com mentores da rede Endeavor e com os executivos da CPFL Energia. O encerramento do programa ocorrerá em novembro. Confira abaixo a lista dos eixos temáticos e as soluções esperadas para cada uma delas:
Eixo Temático
Soluções
Energia
● Geração Distribuída
● Eficiência Energética
● Monitoramento e Armazenamento de Energia
● Plataformas de Comercialização
● Soluções de Monitoramento e Gestão de Ativos
● Marketplace e Plataforma de Negócios
Eficiência Operacional
● Gestão de Crédito
● Gestão de Risco
● Gestão de Contratos
● Gestão de Processos
● Aumento de Produtividade de Pessoas
● Gestão de Estoque
● Gestão de Inadimplência
● Gestão de RH
Relacionamento com Cliente & Transformação Digital
● Soluções para um atendimento ao cliente mais humanizado
● Soluções de Customer Sucess
● Soluções que melhorem a experiência digital no atendimento
● Novas formas de captação e engajamento de clientes através de plataformas tecnológicas
Smart Cities
(cidades inteligentes)
● Aplicação de smart grids
● Digitalização de rede
● Conectividade dentro das cidades
● Soluções de Mobilidade Elétrica
Resultados da 1ª fase do CPFL Inova
A primeira rodada do CPFL Inova contou com a participação de 12 scale-ups e gerou negócios ao redor de R$ 6 milhões em desenvolvimento de projetos com as empresas selecionadas. Entre as 10 oportunidades mapeadas no programa está, por exemplo, o projeto com a empresa Delfos. A iniciativa consiste no desenvolvimento de um sistema que utiliza inteligência artificial e machine learning para identificação de falhas e manutenção preditiva em eólicas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).
Ao longo dos sete meses do projeto, as 12 empresas participantes tiveram mais de 60 horas de mentorias com 35 mentores da Endeavor e 30 executivos da CPFL Energia de diversas áreas do Grupo, como marketing, distribuição, sustentabilidade, suprimentos, comercial, estratégia, eficiência energética, entre outros.
Os líderes das scale-ups tiveram a oportunidade de trocar experiências com os mentores e com os outros empreendedores, discutindo os desafios para o crescimento e a sustentabilidade de seus negócios. No período do programa, as 12 empresas registraram crescimento de 48% no faturamento total, alcançando R$ 77,8 milhões, e um aumento de 35% no número de colaboradores, de 281 para 379 funcionários.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW, no final do terceiro trimestre de 2018.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.
Sobre a Endeavor
A Endeavor é uma das principais organizações sem fins lucrativos de apoio a empreendedores no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora no país.
No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 10 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância.