Além dos atendimentos à população, que serão realizados no dia 13 de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, o Crefito-6 lança, no mesmo dia, a campanha de valorização das profissões.
No próximo dia 13 de outubro, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Ceará, Crefito-6, lança a campanha “Orgulho de ser: Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional – juntos por uma vida mais acessível”, em comemoração ao Dia Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, celebrado no mesmo dia. Além disso, o Conselho realizará também no dia 13 atendimentos gratuitos à população em Fortaleza, Quixadá, Sobral, Iguatu/Icó, Aracati e Juazeiro do Norte.
A campanha de valorização da profissão é realizada todos os anos no mês de outubro visando chamar a atenção da população e das autoridades sobre a importância desses profissionais tão essenciais para a garantia de uma melhor qualidade de vida das pessoas. “Esse ano nossa campanha enfatiza o orgulho de ser Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional com o objetivo de alavancar o reconhecimento desses profissionais, que podem tornar a vida de muitos mais acessível. Para isso, promoveremos, além dos já tradicionais atendimentos gratuitos à população, outras duas ações de engajamento dos profissionais, a campanha “Melhor Vídeo”, na qual os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais enviarão vídeos falando do orgulho de exercerem a profissão, e a gincana “Orgulho de Ser”, que premiará o profissional que melhor pontuar em atividades que serão realizadas durante o mês de outubro”, conta o Dr. Ricardo Lotif Araújo, fisioterapeuta e Presidente do Crefito-6.
Além das atividades realizadas no mês de comemoração ao dia nacional dos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional, segundo o presidente da instituição, o Crefito-6 tem cadeiras cativas em conselhos de saúde e assistência social, com o objetivo de representar a classe dos trabalhadores de saúde ou assistência social, atuando assim dentro dos órgãos de controle social das políticas públicas.
Na área de terapia ocupacional, segundo a Dra. Luizianne Feijó, terapeuta ocupacional e Vice- Presidente da instituição, o Conselho participou da elaboração de diversas minutas de Resolução acerca da normatização das áreas de atuação de Terapia Ocupacional como: TO em Educação Inclusiva, em Estimulação Precoce, entre outras.
Já na fisioterapia, 2016 foi um ano bastante movimentado e de muitos avanços nas áreas de Traumato-Ortopedia, Esporte, Dermatofuncional e Terapia Intensiva. A parceria com as associações ABRAFITO, SONAFE, ABRAFIDEF E ASSOBRAFIR promoveu ao longo do ano, cursos, apoio aos congressos, palestras de atualização e de conhecimento técnico científico nas diversas áreas de atuação profissional. O Crefito-6 mais uma vez abriu as portas para acadêmicos e profissionais que buscaram capacitação com fisioterapeutas renomados, de forma gratuita, apoiou o COFFITO encaminhando sugestões para elaboração de minutas para normatizar as práticas da profissão. Atendendo a solicitação da ABENFISIO, foram reunidos os coordenadores de todas as instituições de Ensino Superior para discutir e elaborar através da construção de oficinas, as novas Diretrizes Curriculares para o curso de Fisioterapia. Considerando a saúde no país, foi dada atenção para o tratamento da microcefalia, as praticas esportivas e de traumato-ortopedia nas olimpíadas RIO 2016 e a evolução das técnicas de fisioterapia dermatofuncional. Vale ressaltar a importância da prova de especialidades que concede ao fisioterapeuta o título de especialista profissional, valorizando não só a profissão, mas o profissional especialista.
A campanha esse ano tem um papel muito importante para a área de Terapia Ocupacional, que vem enfrentando um momento muito difícil para a profissão. Atualmente, no Estado, o curso de Terapia Ocupacional está sendo realizado pela Universidade de Fortaleza até o final de 2017 quando será formada a última turma. Há dois anos, a Unifor deixou de ofertar o vestibular para Terapia Ocupacional, curso que era ofertado desde a fundação da Universidade. Nas universidades públicas, Federal e Estadual, não há previsão de abertura do curso, assim como nas faculdades particulares. “É preocupante a não existência de uma instituição formadora de terapeutas ocupacionais em nosso Estado, visto que este profissional é vastamente absorvido pelas políticas públicas de saúde, educação e assistência social e traz a população mais autonomia, independência, participação e emancipação por meio de atividades e ocupações significativas”, explica Luzianne Feijó. Nesse sentido, o Conselho vem atuando na luta, articulação e elaboração de documentos juntamente com a Associação Cearense dos Terapeutas Ocupacionais (ACTO), na busca pela abertura de novos cursos de graduação em Terapia Ocupacional no Ceará.
Ainda como parte da programação do Dia Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, serão realizadas solenidades em homenagem às profissões na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e na Câmara Municipal dos Vereadores de Fortaleza. Na Assembleia, o momento solene será realizado no dia 13 de outubro, às 17h, e, na Câmara, no dia 17 de outubro, às 9h30.
Programação gratuita à população
Em Fortaleza, os atendimentos gratuitos à população acontecerão na Praça do Ferreira, dia 13, das 8h às 12h30. Na ocasião serão realizados atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional nas seguintes áreas:
Fisioterapia: Avaliação postural, Dermatofuncional, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia do Trabalho, Neurofuncional, Oncológica, Respiratória, Traumato-Ortepedica, Osteopatia, Quiropraxia, Saúde da Mulher, Saúde Coletiva, Cardiorrespiratória;
Terapia Ocupacional: Saúde Mental, Infância, Idoso, Saúde do trabalhador, órteses e adaptações, Contextos sociais, Saúde da família