As vendas de material de construção têm sido positivas em 2024, apesar de algumas oscilações, e a expectativa é que essa melhoria se torne um crescimento real ainda este ano. No Ceará, espera-se que esse crescimento seja ainda maior, pois a indústria da construção civil e o mercado imobiliário no estado estão em contínuo crescimento.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em maio deste ano, os resultados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic) 2022, revelando que a indústria da construção civil cearense passou a ser a segunda mais importante entre os estados nordestinos, ultrapassando Pernambuco.
De acordo com a pesquisa, foram gerados R$11,5 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção e as 1.616 empresas que atuam no Ceará propiciaram ocupações para 61,6 mil pessoas. Esses trabalhadores receberam R$1,8 bilhão em salários, retiradas e outras remunerações.
Já o mercado imobiliário teve um desenvolvimento histórico no primeiro trimestre de 2024, com um crescimento de 51,68% no número de unidades habitacionais vendidas. O melhor desempenho em nove anos, segundo dados divulgados pelo setor de pesquisas do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE). Ao todo, 3.792 unidades foram vendidas entre janeiro e março deste ano.
Segundo o sócio-diretor da Comercial Maia, Victor Maia, o comércio de materiais de construção, seja no varejo ou no atacado, desempenha papel fundamental em ambos os mercados. “Após a explosão do mercado de materiais de construção, em 2020, durante a pandemia de Covid-19, nós enfrentamos uma queda nas vendas, mas essa melhoria nos mercados da construção civil e da venda de imóveis tem refletido positivamente no comércio de materiais de construção. Além disso, estimula a geração de empregos e dá um retorno para esses negócios, seja na hora de construir uma edificação do zero, ou reformar”, explica. A empresa teve um crescimento de 20% do faturamento no primeiro semestre de 2024.
3º Feirão de Negócio Comercial Maia
Em meio ao aquecimento do comércio de materiais de construção, a Comercial Maia realiza, nos dias 12 e 13 de julho, o 3º Feirão de Negócios na sede da distribuidora, em Maracanaú. O evento terá a participação de 50 fornecedores e tem a expectativa de receber cerca de 1800 pessoas, entre lojistas e construtoras cadastrados na empresa.
Na sexta-feira (12/07), a feira funcionará das 12h às 20h, e no sábado, das 10h às 20h. O 3º Feirão de Negócios da Comercial Maia terá ofertas exclusivas de material de construção e sorteio de um carro para os clientes inscritos e que adquirirem produtos durante a feira.
Serviço
3º Feirão de Negócios da Comercial Maia
Data: 12 e 13 de julho
Horário: 12h às 20h (12/07) e 10h às 20h (13/07)
Local: Sede da Comercial Maia (Rua Ronaldo veras Fontenele, nº 100, Bairro Jaçanaú – Maracanaú – CE)