Ter o próprio negócio e alcançar o sucesso no empreendimento é o desejo de muitas pessoas. No Brasil, de acordo com pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor – 2014, empreender é o terceiro maior sonho da população brasileira. Entretanto, com a atual situação econômica do país, abrir uma empresa é a decisão corretar a ser tomada?
De acordo com o consultor Marcos Sá, sim, dependendo do negócio que se deseja investir, empreender tem sido uma das alternativas encontradas pela população para driblar essa realidade. “É muito interessante ver que os brasileiros não estão apenas sonhando com o próprio negócio, eles agora estão investindo e vendo que é algo possível, ainda mais em momentos como este na realidade do país. É a hora certa para empreender e sair do pessimismo”, afirma.
Contudo, para alcançar o êxito na empresa, o consultor ressalta que é preciso planejamento, avaliar o setor no qual se está investido e, além disso, seguir todos os trâmites necessários para a abertura do novo empreendimento. “O planejamento em todas as etapas é fundamental. É preciso verificar em qual categoria o novo negócio se enquadra: pequeno, médio ou grande porte, realizar a pesquisa de mercado antes de investir e, claro, montar um plano de negócios. Após todas essas etapas pode-se partir para a abertura da empresa”, explica.
Fonte da pesquisa: Global Entrepreneurship Monitor (GEM) /Sebrae 2014
Marcos Sá – Diretor e consultor na ST Assessoria Contábil, empresa que atua há mais de 9 anos no mercado auxiliando empresas nacionais e internacionais de pequeno, médio e grande porte a expandir seus negócios para outras regiões do país.
- postado por Oswaldo Scaliotti