Acreditar e investir no poder transformador da cultura no ser humano, no ambiente de trabalho, na produtividade e na qualidade de vida da sociedade e dos seus funcionários. Esse é um dos ideais da EIM Instalações Industriais, que comemora durante esta semana o Dia Nacional da Cultura (05/11) apoiando projetos como o Canto da Casa, o espetáculo Ceará Show e o Festival Internacional de Arte Urbana (Festival Concreto), todos acontecendo simultaneamente.
O Festival Concreto iniciou na última sexta-feira, dia 4, com shows, performances e Live Painting (pintura ao vivo) de Rafael Highraff (SP) no Centro Dragão do Mar. A 3ª edição segue até o dia 12 com programação em toda a cidade, graffitis, murais, instalações, mobiliário urbano e oficinas. São mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 14 artistas internacionais, além de atividades de formação. A atividade é aberta ao público e gratuita. Em mais uma edição, o Festival tem o apoio da EIM, com o empréstimo de duas plataformas elevatórias.
O Projeto Canto da Casa é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Coral da UFC em parceria com a Coelce e EIM, contando também com patrocínio da Secult-CE. O principal propósito é promover – através da música – o desenvolvimento humano e cultural de adolescentes de escolas públicas. Os alunos têm acesso a aulas gratuitas de canto-coral, teoria musical, técnica vocal e expressão corporal, que acontecem três vezes por semana na sede da EIM (Washington Soares, 5.700).
Além de ceder o espaço e a estrutura para as aulas, a EIM apoia o projeto através da Escola Industrial, instituição que funciona dentro da empresa e oferece cursos de Eletricidade, Soldagem, Caldeiraria e Informática, entre outros. Durante o projeto, os jovens do Canto da Casa têm aulas gratuitas através da Escola Industrial.
Já o Ceará Show, do ator, diretor e roteirista Sílvio Guindane e dos produtores Fernando Cattony e Davys Veloso, também tem o apoio da EIM e reconta a história do Ceará em forma de musical. Acompanha a história do jovem Moa (interpretado por Lucas Cavalcante), que decide ganhar o mundo e encontra personagens de várias épocas, como o escritor José de Alencar, a índia Iracema, o abolicionista Dragão do Mar, Jovita Feitosa, até o raivoso Seu Lunga.
Um elenco de 40 profissionais, entre bailarinos, músicos e atores locais, com músicas assinadas por Rodrigo Maranhão, cenografia, figurinos e preparação vocal. O espetáculo tem temporada permanente de quinta a domingo no novo teatro da capital batizado com o nome da própria montagem (Teatro Ceará Show – Av. Abolição, 2323 / Hotel Brasil Tropical Residence – Meireles).
Confira tantos outros programas, projetos e ações apoiados pela EIM com recursos próprios (sem incentivos fiscais) em prol da cultura cearense: http://eim.ind.br/noticia.asp?id=179