No próximo dia 18 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para marcar a data, o curso de Psicologia da Fametro (Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza) promove, de 15 a 18 deste mês, a Semana de Luta Antimanicominal.
A programação inicia com uma mesa redonda, abordando o tema “Práticas de atenção em saúde mental e os perigos que ainda rondam: atualizações das lógicas manicomiais”. Para compor a mesa, foram convidados Pedro Santos, psicólogo e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Ronaldo Rodrigues, psicólogo e doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A mediação é da professora Lorena Brito, psicóloga, doutoranda em Psicologia pela UFC e professora do curso de Psicologia da Fametro.
As atividades incluem, ainda, exibição de filmes, intervenções artísticas e palestras. A semana se encerra com um ato público em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da reforma psiquiátrica, marcado para o dia 18 de maio, às 13h30, na Praça do Ferreira. Mais informações pelo e-mailcoordenacaopsicologia@fametro.com.br