Nesta terça-feira, 17/10, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, estará com uma programação completamente gratuita. A ação faz para do Programa Theatro de Portas Abertas que celebra, sempre no dia 17 de cada mês, o aniversário do TJA. As atividades começam às 9h, com a REABERTURA DA BIBLIOTECA CARLOS CÂMARA – SEMANA NACIONAL DA LEITURA, seguida pelas ações em homenagem ao Palhaço Trepinha, às 10h, durante o espetáculo Camarim do Trepinha, realizado no Porão do TJA.
Pela tarde, o equipamento segue com as visitas guiadas, a partir das 14h, seguidas do espetáculo do Palhaço Chilito (animador), às 15h, na Calçada do Teatro. No mesmo horário, às 15h, o Teatro Morro do Ouro recebe o espetáculo “ARETÊ: Guerreiro Menino”. Tem ainda o Cortejo de Palhaços, às 16h, na Calçada do TJA. A atividade é seguida pelo Lançamento e distribuição do livro infantil “O Palhaço Trepinha”, com texto e ilustração de Rafael Limaverde, às 16h30, no Saguão.
Às 17h, ocorre a apresentação do espetáculo ” Sandwína, a mulher mais forte do mundo”, numa pauta aberta encenada na Calçada do TJA. Quem também vem com um belíssimo espetáculo no começo de tarde é a Orquestra Raimundo Fagner, que ocupa o Pátio Nobre, às 17h40. Como de costume, às 18h, o TJA trará a Hora do Ângelus, com apresentação de tenores.
Nem só de música, animação e teatro será composta a programação gratuita do Teatro de Portas Abertas. O início da noite reserva ainda espaço para as artes visuais, com a abertura da Exposição “Eugênia no Espaço”, às 18h30, na Galeria Ramos Cotoco. Encerrando o dia de programações gratuitas, o TJA recebe às 19h, o Sopro Doppio – Duo de Flautas, em única apresentação no Palco Principal.
Reabertura da Biblioteca Carlos Câmara do Theatro José de Alencar
Inaugurada em 27 de março de 1996 e hoje integrando o Sistema Estadual de Bibliotecas, através da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, a Biblioteca Carlos Câmara, do Theatro José de Alencar, foi batizada com o nome de um dos maiores dramaturgos cearenses. O equipamento compõe junto às salas de dança, teatro Morro do Ouro, Galeria Ramos Cotôco um dos espaços do Centro de Artes Cênicas do Ceará – Cena, anexo do Theatro José de Alencar.
Em 2006, a Biblioteca passou por sua primeira restruturação e, onze anos depois, após seis meses de um trabalho intenso coordenado pela bibliotecária Ana Maria Farias, a biblioteca será reaberta e entregue à comunidade em uma solenidade que acontece na terça-feira (17/10), às 9h, no Teatro Morro Ouro.
Participam da solenidade de abertura, o o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos, a Coordenadora de Política do Livro e da Leitura (COPLA), Mileide Flores, a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, diretor e pesquisador Marcelo Costa, o ator e diretor Haroldo Serra, o escritor Antônio Marcelo entre outras autoridades.
O Acervo
A Biblioteca Carlos Câmara conta atualmente com um acervo de 2.395, do qual 931 livros são específicos da linguagem de teatro e 1.464 de literatura. Agora, informatizada, com o programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) que é um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes.
Esta mudança permite que a biblioteca também passe a oferecer o serviço de empréstimo de livros. Para tanto, os interessados em consultar as obras deverão fazer um cadastro na Biblioteca, portando os seguintes documentos:
> para atores e funcionários da Secult: RG e comprovante de endereço
> para estudantes: RG, comprovante de endereço e comprovante de matrícula escolar
> para professores e pesquisadores: RG, comprovante de endereço e comprovante da instituição a que pertence.
A programação completa dos equipamento da Secult encontra-se disponível no site: www.secult.ce.gov.br