O Dia das Crianças está chegando e como pais atentos à saúde dos filhos e querendo sempre o melhor para eles, já pensou em proporcionar a ele uma divertida visita ao dentista como presente? Isso mesmo. Hoje em dia, a ida ao consultório dentário pode ser algo leve e sem que cause traumas nos pequenos. Mas isso acontece graças às técnicas utilizadas por alguns profissionais para tornar o momento da consulta tranquilo. Quem explica sobre o assunto é o cirurgião-dentista Douglas Pardim.
De acordo com ele, a idade ideal para iniciar a ida de uma criança ao dentista é a partir do irrompimento do primeiro dentinho. Nessa primeira visita, será feita uma avaliação de uma forma adaptada para cada um, levando em consideração seus limites e por estarem em um novo ambiente e principalmente passada algumas instruções aos pais. São esclarecidas algumas dúvidas de como fazer a higienização pra esse bebê ou criança, tira dúvidas com os pais para quebrar todos os mitos e fortalecer as verdades. Para diminuir o medo, Pardim conta que podem ser usadas algumas técnicas para deixar meninos e meninas mais calmos. A criança é apresentada ao ambiente novo, usando a técnica falar; mostrar; fazer. Essa explicação é de forma lúdica e divertida para que se sinta a vontade no ambiente clínico.
A bola ou a boneca podem ser substituídos por kits de escovação que, atualmente, acompanham os gostos das brincadeiras das crianças. De todos os tamanhos e formatos, tanto creme dental quanto escova vêm personalizados com temas de história infantis, isso facilita o processo. O dentista alerta que para cada idade existe uma escova e creme dental indicado. Quanto menor for a cabeça das escovas melhor será para a higienização bucal dessas crianças pois terão mais facilidade de escovar os dentes posteriores. A pasta, desde que, a criança já saiba cuspir e seja orientada corretamente em relação à quantidade a ser usada, ela pode e deve escovar os dentes com pasta infantil com flúor.
FORMAÇÃO – Douglas Eduardo Araújo Pardim nasceu em Jí-Paraná – RO, mas há 7 anos mora no Ceará. Se formou pela Universidade Fortaleza (Unifor) como cirurgião-dentista. Além disso, tem aperfeiçoamento em estética e em prótese dentária (reabilitação oral) e curso de imersão em estética. Atualmente, cursa implantodontia, pela Academia Cearense de Odontologia (ACO). Em abril de 2016, inaugurou, em Fortaleza, a Clínica Pardim Odontologia.
* postado por Oswaldo Scaliotti