Em relação ao ano anterior, o estudo revelou que o gasto médio das compras é 3,5% maior, motivo que torna o potencial de faturamento igual.
A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará revela que os consumidores de Fortaleza irão movimentar cerca de R$ 245 milhões no comércio local com a compra de presentes, valor equivalente ao de 2016, de R$ 243 milhões.
Dando prioridade aos artigos de vestuário, perfumaria, calçados e bolsas, flores e utensílios domésticos, a maioria dos consumidores irá às compras – 58,6% dos entrevistados confirmaram essa intenção. O percentual é inferior ao observado na mesma data no ano passado, quando 60,3% dos consumidores compraram presentes, mas o valor médio das compras é 3,5% maior (R$ 237 neste ano e R$ 229 em 2016), fazendo com que o potencial de faturamento seja o mesmo. Com esse resultado, o Dia das Mães* permanece como a segunda melhor data comemorativa para o comércio em termos de faturamento.
Vestuário lidera preferência do consumidor
A preferência dos consumidores mostra-se concentrada em cinco produtos principais que, juntos, respondem por 87,6% da intenção de compra, com preponderância dos bens de uso pessoal:
Os artigos de vestuário: citados por 34,0% dos entrevistados, será mais procurado pelas mulheres (40,0% de intenção de compra), pelos consumidores mais jovens (37,3% do grupo etário com até 20 anos) e com renda familiar mensal entre três e cinco salários mínimos (42,0%);
Os itens de perfumaria:com 27,7% de intenção de compra, será procurado por consumidores de ambos os sexos (26,7% de intenção de compra dos homens e 28,8% das mulheres), prioritariamente pelos consumidores com mais de 36 anos de idade (38,6%) e de renda familiar mensal superior a seis salários mínimos (42,9%);
Sapatos, cintos e bolsas:com 10,7% de intenção de compra, serão mais procurados por consumidores do sexo masculino (11,6%), do grupo com idade de até 20 anos (14,3%) e renda familiar mensal de até seis salários mínimos (10,8%);
Flores: com 8,2% de intenção de compra, serão mais procuradas por consumidores do sexo masculino (9,0%), do grupo com idade de até 20 anos (9,3%) e renda familiar mensal de até três salários mínimos (8,7%); e
Utensílios domésticos: com 7,0% de intenção de compra, possui preferência destacada entre as mulheres (7,9%), do estrato com idade entre 21 e 35 anos (10,1%) e renda média familiar de até três salários mínimos (8,9%).
Compra de presentes movimentará R$ 245 milhões
O faturamento previsto com a compra de presentes para o dia das mães é de R$ 245 milhões, reforçando a importância econômica dessa data comemorativa, que anima importantes segmentos do comércio varejista. O dispêndio médio com a compra de presentes é estimado em R$ 237. Como alguns consumidores compram mais de um presente, o gasto por presente será de R$ 165.
O consumidor irá pagar suas compras, preferencialmente, à vista, com 62,4% dos entrevistados revelando a intenção de usar dinheiro ou cartão de débito, aumentando o seu poder de negociação. O cartão de crédito é o segundo meio de pagamento mais utilizado, com 38,1% das respostas e as promoções (54,2% de citação) e os preços (39,7%) ainda são os principais fatores de atração que mais atrairão consumidores às lojas.
A pesquisa também aponta que 68,1% dos consumidores pretendem comemorar o evento, sendo que 78,1% o farão em suas casas e 12,7% em restaurantes – que deverão lotar nesta data comemorativa, já que o percentual representa um número de aproximadamente 90 mil pessoas em busca de mesas.
Compras se concentrarão nos finais de semana
Com grande parte da população com cada vez menos tempo disponível, o consumidor irá privilegiar a comodidade em suas compras, preferindo o sábado como dia mais provável para realizar a compra dos presentes (31,0%).
* A lista completa inclui o Natal, em primeiro lugar, seguido do Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
- postado por Oswaldo Scaliotti