Resultado em vendas reflete o desenvolvimento da cultura da coquetelaria no país, com destaque para gim Tanqueray, e o aumento nas vendas em scotch, lideradas pelo momento positivo de White Horse.
A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Ypióca, Tanqueray, entre outras, anunciou ontem, 30 de janeiro, seus resultados globais referentes ao primeiro semestre do ano fiscal 2020, encerrado em 31 de dezembro de 2019. A companhia apresentou um aumento de 4,2% em vendas líquidas (7,2 bilhões de libras) devido ao crescimento orgânico. Pelo mesmo motivo, o lucro operacional aumentou 0,5% (2,4 bilhões libras).
A região América Latina e Caribe apresentou crescimento de 2% em vendas líquidas com forte performance no Brasil e Colômbia. Na região, o gim cresceu dois dígitos impulsionado pelo forte crescimento de Tanqueray no Brasil.
Na região denominada PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), as vendas líquidas cresceram 7%. O Brasil apresentou um aumento de 7%, impulsionado pelo forte crescimento de gim e pelos benefícios de price/mix, com tendência de premiunização contínua nas categorias. As vendas líquidas em scotch cresceram 4%, lideradas pelo momento positivo de White Horse.
“O gim Tanqueray foi impulsionado no Brasil por ativações de marcas em eventos que vão de festas particulares até grandes festivais e em ocasiões de consumo no início da noite”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo para PUB. “Além disso, a cultura da coquetelaria vem se desenvolvendo no Brasil e está ligada a um novo estilo de vida do brasileiro, que começou a apreciar drinks e experimentar novas misturas e sabores, que incluem ainda coquetéis a base de uísques, cachaças e vodcas”, completa.
A Diageo permanece investindo na promoção de uma cultura diversa e inclusiva por meio de ações como a política global de licença familiar, que oferece aos funcionários em todos os mercados do mundo um período de 26 semanas (seis meses) de licença-paternidade e maternidade totalmente remunerada. A Diageo também foi classificada globalmente como a primeira empresa em igualdade de gênero pela Equileap e a segunda empresa mais diversa e inclusiva para se trabalhar no mundo pelo Índice Refinitiv.
Atuação social
No Brasil, a Diageo mantém o Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos por meio da qual a companhia desenvolve projetos sociais. Uma de suas iniciativas é o programa Fala Sério!, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de não consumir bebidas alcoólicas antes dos 18 anos. Somente em 2019, o programa impactou mais de 80 mil alunos da rede pública estadual do Ceará.
No mesmo estado, com o programa Tecendo o Futuro, que promove geração de renda por meio do artesanato com palha de carnaúba, está contribuindo para a ressocialização de internas do sistema penitenciário do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado na região metropolitana de Fortaleza (CE).
Já o programa social Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartender, formou mais de 20 mil jovens e adultos, entre 18 e 35 anos, para a profissão de bartender, desde o ano 2000, em várias cidades brasileiras.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com.br. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.