Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas brasileiras, atualmente, são familiares. Mesmo com esse dado, o tema da sucessão familiar ainda é evitado entre os empresários, seja por insegurança e medo em relação ao futuro ou mesmo por negação. É o que afirma Marcio Atz, diretor geral da Atlas, empresa referência em pintura, construção e casa, que está promovendo o Projeto Sucessores, até esta quinta-feira (20/03), no Hotel Enjoy, em Punta del Este (UY).
O evento, que aborda governança e estratégias para garantir a longevidade das empresas familiares, reune 100 sucessores de materiais de construção. Entre eles, Victor Maia, diretor executivo da distribuidora Comercial Maia e filho de Luiz Maia, fundador e diretor-presidente da empresa.
De acordo com Victor Maia, garantir a continuidade e o sucesso dos negócios é um desafio, principalmente se tratando de uma empresa como a Comercial Maia, que está há 40 anos no mercado, tendo Luiz Maia à frente. “Essa é uma oportunidade única de aprender com especialistas sobre temas cruciais, como governança, adoção de novas tecnologias e estratégias de liderança. Também teremos a possibilidade de trocar experiências e estabelecer parcerias estratégicas com outros líderes do setor. Essa troca de conhecimento é fundamental para garantir que a nossa empresa se mantenha competitiva e preparada para os desafios do futuro,” afirma.
Projeto Sucessores
O Projeto Sucessores Atlas terá quatro conferências, que abordarão os seguintes temas abordados: Construção de Cultura Organizacional – Insights e Desafios; Adoção de Novas Tecnologias Nas Organizações – Impactos da Inteligência Artificial e Outras Tecnologias; Formação do Diretor Geral – Uma Perspectiva Humanística; e Governança, Estruturas e Transações em Empresas Familiares.