A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida- SBRA publicou um livro intitulado Reprodução humana e Covid-19. A obra, em forma de coletânea, reúne vários especialistas em Reprodução Assistida, dentre eles, o médico cearense, Dr. Fábio Eugênio que deixa sua contribuição no capítulo dois, Epidemiologia, no subcapítulo D , no que se refere a parte descrita como Secreções.
A origem deste livro teve início durante a pandemia do Covid-19. A SBRA criou um grupo de WhatsApp para os associados se comunicarem e trocarem informações sobre o tema. Com quase 500 membros, os médicos postavam seus estudos coletados de diversas fontes no grupo. No entanto, essa troca de saberes deixou evidente a necessidade da área de unir forças para descobrir mais sobre o vírus, e assim conseguir subsídios para sugerir protocolos e diretrizes para o funcionamento da área de Reprodução Humana Assistida, à Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A obra é dividida em nove capítulos, mais conclusão e sumário, se apresenta com valor inestimável para o campo de atualização científica sobre a Reprodução Humana e Covid-19. “A reunião de todos esses estudos se propõem a aprofundar as constatações iniciais, já que estamos falando de uma pandemia em curso, o que nos impede de vislumbrarmos todos os seus desdobramentos. Outro ponto importante nessa jornada é o reconhecimento da necessidade de nos mantermos em união. Este livro foi organizado em cerca de um mês, à distância, o que comprova que somos capazes de grandes feitos quando unimos força em prol de uma causa única”, indaga o especialista em Reprodução Humana Assistida, Dr. Fábio Eugênio.
Sobre o Dr. Fábio Eugênio Rodrigues
O Dr. Fábio Eugênio Rodrigues é especialista em reprodução humana assistida, atuante há mais de 20 anos nesta especialidade. É Mestre em Tocoginecologia (UFC), Fellow clínico em Medicina Reprodutiva (Universidade de Roma-Itália), Fundador e Diretor da Clínica Medicina Reprodutiva Doutor Fábio Eugênio, e Diretor Clínico do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS. Membro atual da diretoria da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), American Society of Reproductive Medicine (EUA), e membro e ex-presidente seção Ceará da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Participou da equipe do primeiro bebê de proveta de Fortaleza e é considerado uma das grandes referências nacionais na especialidade, ministrando, inclusive, aulas e palestras pelo Brasil.