No próximo dia 17 de maio (quarta), o programa Ecoenel realiza ações de conscientização em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem. Criado há pouco mais de 10 anos, o programa inovou ao propor troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia. Na ocasião, parceiros do programa vão informar para a população sobre a importância da reciclagem e distribuirão materiais acerca do programa na região da Beira Mar, Messejana e Cambeba, que recentemente recebeu mais um ecoponto, no Gran Shopping. A relação completa dos ecopontos pode ser consultada através do aplicativo Ecoenel (disponível para smartphones dos sistemas Android ou iOS) ou pelo site https://www.enel.com.br/pr/quemsomos/iniciativas/a201701-ecoenel.html.
Em atuação desde janeiro de 2007, o Ecoenel já possui, no Ceará, 458.047 clientes cadastrados, contabilizou 27.891 toneladas de resíduos e concedeu R$ 4.390.456 em descontos na conta de luz, com uma economia de energia na ordem de 115.568.671 kwh.
O projeto
Para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia, qualquer cliente pode solicitar o cartão Ecoenel nos postos de coleta do programa. Com o cartão, basta o cliente levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima fatura de energia, ou para outra unidade consumidora que ele indique.
Latas de bebida, copos, garrafas de plástico e livros velhos: todos esses materiais podem ser reciclados. E não apenas materiais sólidos. O óleo de cozinha, utilizado nas frituras da cozinha, é um resíduo que também pode ser doado e reutilizado.
O cartão corresponde à unidade consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto. Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, os resíduos são pesados separadamente por tipo, a informação é computada em uma máquina de processamento de dados e, via web, o valor é creditado na conta de energia, de acordo com a categoria do resíduo coletado. A próxima fatura já virá com o desconto. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
Por seus resultados, o Ecoenel já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Os mais recentes foram a participação no Knowledge Week promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos. Ficou entre os 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação em 2013 e o prêmio ODM Brasil que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito em 2015 como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhado aos princípios do Pacto Global (United Nations – Global Compact) e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como Prática de Referência Ambiental.
- postado por Oswaldo Scaliotti