Companhia venceu categoria “Transparência e Combate à Corrupção” no Guia Exame e figurou no Top 5 do anuário Época Negocios 360°
A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, recebeu dois importantes reconhecimentos: foi eleita a melhor companhia na categoria “Transparência e Combate à Corrupção” no Guia Exame de Sustentabilidade e ficou entre as cinco melhores empresas do Brasil no anuário Época Negócios 360°, que avalia critérios como governança, inovação, visão de futuro, gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental.
O Guia Exame de Sustentabilidade é o maior e mais respeitado levantamento sobre as práticas de responsabilidade corporativa do país. A 20ª edição analisou 210 empresas, que responderam mais de 160 questões elaboradas pela publicação em parceria com a consultoria ABC Associados, responsável pela metodologia, e profissionais egressos da área de rankings corporativos do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vergas.
A publicação destacou a transparência nas relações da EDP com o mercado, enfatizando fatores como a qualidade e a precisão das informações contidas nas suas demonstrações financeiras; a consistência do relatório de administração e a adesão aos princípios contábeis. Mesmo não negociando papéis no mercado de capitais americano, a EDP segue as rígidas normas do Sistema de Controle Interno do Reporte Financeiro, baseado na lei de governança Sarbanes-Oxley, dos Estados Unidos. Um exemplo é o canal Ética EDP, pelo qual acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores podem apontar condutas que julguem inadequadas. A companhia realiza ainda ações como a Semana do Combate à Corrupção, o Compliance Day e treinamentos específicos para os funcionários.
Top 5
Já o anuário Época Negócios 360° ranqueou a EDP no Top 5 das melhores empresas do País. O anuário. Elaborada pela revista Época Negócios, da Editora Globo, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a publicação reconheceu as 363 melhores empresas no Brasil com base em itens como: saúde financeira, governança corporativa, capacidade de inovação, visão de futuro, políticas de RH e responsabilidade socioambiental.
“O Guia Exame de Sustentabilidade e o anuário Época Negócios 360° são duas das publicações mais respeitadas do Brasil. Para nós, da EDP, significa muito ser destacados em premiações que levam em conta aspectos além do desempenho financeiro. Esses reconhecimentos refletem a excelência com que a EDP busca realizar cada uma de suas atividades”, afirma Dominic Schmal, gestor executivo de Sustentabilidade da EDP no Brasil.
Ccertificações ISO
A UTE Pecém é a primeira empresa do grupo EDP Brasil a ter seu Sistema Integrado de Gestão certificado na norma internacional ISO 45001 (segurança da saúde ocupacional), além de também receber certificações nas normas ISO 9001 (gestão da qualidade) e ISO 14001 (ambiental). A certificação foi feita pela organização internacional Bureau Veritas após concluir a auditoria no Complexo Termelétrico Pecém.
A unidade já era certificada na norma ISO 14001 e por isso, ela será mantida. Já a certificação ISO 45001 substitui a OHSAS 18001, que a unidade já possuía. “Agora, com a ISO 45001, a unidade mostrou que atende uma certificação ainda mais rigorosa que a anterior OHSAS no que diz respeito à segurança e saúde ocupacional”, afirma o gestor executivo de Sustentabilidade, Fábio Santos.
Para o diretor técnico Lourival Teixeira, a certificação mostra muito da competência que as equipes da UTE Pecém possuem. “Conquistamos essa vitória em prazo recorde. Foram menos de nove meses entre a revisão do Sistema Integrado de Gestão e a auditoria”, explica.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.