Com uma história marcada por empatia e grandes realizações com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de comunidades carentes, o Instituto Aço Cearense, braço social do Grupo Aço Cearense, que promove e apoia iniciativas com foco em educação, esportes, bem-estar e empreendedorismo, comemorou 12 anos no dia 2 de março. Nesse tempo, o Instituto atendeu a 224 instituições e transformou a vida de cerca de 160 mil pessoas por meio de projetos que realiza e apoia. Para celebrar, a instituição está apoiando o projeto “O que não nos disseram”, que estará em exposição no shopping Iguatemi, de 07 a 21 de março.
O projeto é da jornalista Andressa Guerreiro e trata-se de uma exposição audiovisual sobre violência contra mulher, com fotografias ampliadas e relatos de vivência de superação captados pela jornalista Andressa Maia. São 16 fotos 2,20×1,30 estruturadas para exposição, 16 peças táteis para acessibilidade e 16 fones com áudio-depoimentos das mulheres fotografadas. O projeto conta, ainda, com audiodescrição e interpretação em libras.
A exposição acontecerá de 7 a 21 de março, no shopping Iguatemi (7 a 12 – na praça da Expansão / de 13 a 21 – na praça da Centauro), durante o horário de funcionamento do shopping, de 10h a 22h. No dia 12 de março, de 14h às 17h, uma programação em celebração ao aniversário do Instituto Aço Cearense será realizada na exposição, com a presença da jornalista Andressa Guerreiro e da presidente do Instituto Aço Cearense, Rosimeire Matos, além de caravanas de projetos apoiados.
No dia da mulher, 8 de março, Andressa Guerreiro irá ministrar uma roda de conversa com as colaboradoras do Grupo Aço Cearense, com a temática Violência contra a mulher.
Responsabilidade social
Com atuação no Ceará, Pará e Tocantins, onde estão localizadas as empresas do Grupo Aço Cearense, a entidade fomenta o desenvolvimento das comunidades a partir de ações de solidariedade, realizando campanhas em prol da população que vive em situação de vulnerabilidade social e patrocinando instituições que realizam projetos e ações com esse foco. Desde a sua fundação, o Instituto Aço Cearense já investiu mais de R$ 23 milhões.
Entre os projetos apoiados estão os de assistência a crianças e jovens em condições socioeconômicas sensíveis, programa de promoção à saúde mental, associações para pessoas com deficiência, creches, associações ambientais, entidades que cuidam de idosos e que auxiliam crianças com câncer, e também para pessoas com diabetes e hipertensão, além de clubes esportivos e atletas que recebem patrocínio por se destacarem na cena esportiva local e nacional.
A presidente do Instituto Aço Cearense, Rosemeire Matos, festeja mais um ano de uma trajetória de luta junto às comunidades. “Chegar aos 12 anos de história à frente da instituição só me enche de orgulho. Nosso instituto nasceu de um impulso de amor ao próximo e da vontade de ajudar. Queremos ser sempre essa ponte que leva transformação para a vida das pessoas”, destaca a presidente.
Um pouco dessa história
Em 2010, o Instituto Aço Cearense começou como um serviço assistencialista, fazendo ações internas para os colaboradores. Depois a iniciativa foi transformada no Instituto WMA, que com a necessidade de fortalecer mais a marca, passou a ser chamado de Instituto Aço Cearense. Hoje, atende diversas instituições carentes, além de desenvolver as comunidades do entorno das 4 empresas do Grupo Aço Cearense: Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal.
De dentro para fora
Os colaboradores das empresas Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal também auxiliam as ações do Instituto. Durante todo o ano, inúmeras campanhas são realizadas nas quatro empresas, mobilizando os colaboradores. As ações variam de arrecadações de roupas, alimentos, material de limpeza, itens de higiene pessoal, além de campanhas de doação de sangue e a Campanha Abraço feliz, uma ação de natal em que os colaboradores do Grupo Aço Cearense apadrinham crianças carentes das comunidades assistidas pelo Instituto. “Unidos nós conseguimos ir mais longe, por isso sempre incentivamos nosso time de todas as empresas a fazerem parte das nossas ações, gerando uma grande onda de solidariedade”, afirma Rosemeire Matos.