Em busca de promover uma cultura política, estéticas e sociabilidades fundadas na equidade de gênero, conectada a uma perspectiva anticapitalista, antirracista e de afirmação da sexualidades, o Curta o Gênero chega à sua décima edição entre os dias 8 e 28 de agosto de 2022. Referência nacional em gênero e cultura, o evento promove uma programação híbrida, realizando atividades virtuais e presenciais que integram ações artísticas, acadêmicas e sociopolíticas, como debates, mesas, palestras, apresentações de trabalhos, mostras artísticas, lançamentos de livros, shows, flash tattoos, entre outros.
Com o tema “Desafios feministas e de outros campos contra-hegemônicos frente aos cenários sociopolíticos latino-americanos e globais atuais”, o evento propõe diálogos voltados para a democracia, política, lutas de povos originários e do campo, economia solidária e perspectivas anti-capitalistas e decoloniais assim como perspectivas sobre educação, cultura, comunicação, políticas públicas e políticas afirmativas.
“Completar 11 anos de Curta o Gênero, chegando a sua décima edição, é motivo de muita alegria para quem faz parte da Fábrica de Imagens. Mas chegar a essa marca no tempo que vivemos é também desafiador, considerando todos os retrocessos sociopolíticos e econômicos protagonizados pelo atual governo federal e o ambiente golpista que vivemos. É essa cena e a perspectiva de contribuir para a construção de outro horizonte civilizatório anticapitalista, despatriarcal, descolonial/antirracista e anti-imperialista, através da arte, da ciência e da política, que move nosso X Curta o Gênero”, afirma Christiane Ribeiro Gonçalves, presidenta da Fábrica de Imagens.
Na segunda-feira (08/08), o Curta o Gênero tem início com o minicurso “Por uma outra história da fotografia”, com Paula Cavalcante, às 13h30 no Youtube do COG. Já às 14h, acontece a primeira sessão de apresentação de trabalhos do II Diálogos Convergentes, exclusiva para os e as selecionadas para as apresentações.
A mesa de abertura, que ocorre às 17h também no Youtube, traz o tema “Desafíos feministas e de outros campos contra hegemônicos frente aos cenários sociopolíticos latino-americanos e globais atuais” e conta com as convidadas Mariana Mora (MEX), Telma Gurgel (BRA) e Lilian Celiberti (URU) e mediação de Danielle Tega (BRA).
Às 19h30, acontece o lançamento do livro “História de um tempo sem memória – Resistências das Mulheres do Serviço Social na Ditadura de 1964-1985”, de Elaene Rodrigues, e, às 20h30, do livro e catálogo “Cultura Viva Comunitária em Pontos”, de Marcos Rocha.
O X Curta o Gênero é uma ação de múltiplas linguagens, unindo produção acadêmica, militância e arte, realizada pela Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, com apoio da Enel, da Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades, da Rede Cearense Cultura Viva e da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura. Conta com produção do Ponto de Cultura Outros Olhares e do Projeto Cacto e com o apoio institucional do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria de Cultura do Ceará por meio da Lei do Mecenato.
Todavia, é fundamental que se ratifique: o Curta o Gênero é uma ação financiada por recursos que advém da classe trabalhadora cearense e a ela todos os nossos maiores agradecimentos.
SOBRE A PROGRAMAÇÃO
Entre os dias 8 e 17 de agosto, será realizada a primeira parte da programação, contemplando o X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, com atividades virtuais como o Diálogos Convergentes, Mesas, Minicursos, Oficinas e Lançamento de livros. A transmissão acontece através do canal do COG no Youtube, com exceção dos Diálogos Convergentes que ocorrem em salas fechadas para as apresentações de trabalhos e discussões.
Para garantir o certificado de participação no Seminário, com carga horária de 80 horas, é necessário se inscrever. As inscrições seguem abertas até o dia 08 de agosto e podem ser feitas através do preenchimento de formulário presente no link.
Já entre os dias 18 e 28 de agosto, a programação chega presencialmente aos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero, a VII Mostra Teatral Gênero em Cena, a II Mostra Musical Som das Cores, o V Flash Tattoo, a IX Feira de Economia Solidária, Livros e Agroecológica e o IV Colorindo o Gênero.
Na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, a X Exposição Fotográfica Contrastes – Gênero, tempos, lugares, olhares e a V Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero marcam presença com trabalhos que abordam os mais amplos aspectos dos debates de gênero, sexualidades e feminismos.
SERVIÇO
X Curta O Gênero
8 a 28 de agosto
Evento híbrido, com programação virtual e presencial
Transmissão no canal do COG no Youtube
Mais informações em @curtaogenero no Instagram e no site https://curtaogenero.org.br/